A questão foi levantada recentemente pela minha colega de blog Roberta Carvalho no seu famigerado HTP e replicada num dos blogs que leio frequentemente, o Solteiras no Rio.

Na minha opinião, no primeiro encontro cabe ao homem, por gentileza (e convenção da sociedade), pagar a conta da garota e nos demais a conta ser rachada. O problema é que há muitas mulheres sem noção que pelo fato do cara ter pago a primeira vez acham que é festa e tem a cara de pau de não sair com um puto na carteira nos outros encontros.

Minha mãe fica indignada quando eu falo dos meus artifícios para fazer a guria sovina pagar alguma coisa entre elas pedir pra garota ir comprar a pipoca enquanto eu compro os ingressos do cinema, ou pedir que ela compre antecipadamente as entradas para determinada peça que depois eu a pago (a minha parte claro). Já um amigo meu no segundo encontro “esquece” a carteira no carro, e pede para a garota pagar a conta que quando voltarem ao estacionamento ele acerta com ela, com isso ele já fez muita guria passar vergonha por sequer levar um cartão.

Ora, a mulher atingiu praticamente sua independência financeira em relação ao homem, ela luta por igualdades em todas as áreas (profissionais, esportivas, sociais, etc) então por que essa convenção de homem pagar a conta ter que perdurar?

Não digo isso por sovinagem ou por ser um cara “sem classe”, pelo contrário. Eu procuro conquistar a minha companheira através de um papo agradável, pela minha pegada, levando-a a lugares divertidos, etc . Se a garota me considera um cara legal só por que eu pago as contas dela, prefiro nem ter um compromisso assim.

Há décadas atrás o “paga-contas” era até compreensível, por que o homem era o grande responsável por prover o lar financeiramente, mas como eu falei, a sociedade mudou. Não dá pra ter o mesmo raciocínio que meu pai.

Mas atenção, não quero dizer que a mulher deva dividir até uma jujuba comprada na doceria ou então a conta do motel. O velho bom-senso sempre deve prevalecer.

Mais uma vez o Manual e seu público leitor são reconhecidos como um novo canal de mídia pelas empresas. Dessa vez o contato veio pela Smirnoff (Diageo) convidando o cafa aqui e seus leitores a participar de uma promoção bem interesante. O prêmio é uma viagem pelo mundo inteiro (durante 300 dias) para conhecer as culturas locais e visitar as principais baladas tudo pago pago pela Smirnoff. Eu adoraria conhecer não só a cultura, mas as mulheres do além-mar, porém eu duvido que meu chefe daria uma férias de 10 meses pra isso.

59 Comentários

  1. Já sai, minto foi na minha casa, com mulher que disse “Já estou dando, homem tem mais é que pagar a conta”.
    Basicamente uma prostituta, que se vende por cerveja ou um restaurante meia boca.
    Sorte que na época ela era noiva, então não podia ficar saindo comigo em lugares publicos onde eu precisaria gastar.

    postado em 26.Sep, 2007

  2. Pretendo discutir isso da conta do motel em oportunidade próxima… Nem preciso expor meus argumentos sobre pq acho que as mulheres precisam pagar, está td lá no blog. Mas bom senso é artigo de luxo e nem td mundo tem…

    postado em 26.Sep, 2007

  3. Cafa, publica um livro e vende pra mulherada, please?

    eu sou machista, ou tem muita mulher sem noção no mundo?

    em se tratando de dinheiro o que é justo é justo! se todo mundo trabalha, não custa dividir… no primeiro encontro rola a gentileza se o cara quiser [e creio que toda mulher se sente bem com isso] mas dali em diante é questão de conversar…

    cadê a dificuldade, me diz?

    postado em 26.Sep, 2007

  4. Legal o Blog. Ah, nós não vamos pagar nada.

    postado em 26.Sep, 2007

  5. Quem vai pagar por isso?

    Foi com surpresa que me deparei outro dia com um costume que eu jurava que não existisse mais. Estava jantando num restaurante com meu namorado quando o garçom trouxe dois cardápios para a mesa. Ambos listando todos os pratos da casa, mas o meu, sem os preços. Quem deve pagar a conta, afinal?
    Como se houvesse uma resposta única para uma questão tão complexa. Vamos resolver isso de uma vez por todas: no caso de ser apenas um casal de amigos, cada um paga a sua parte, a não ser que um queira fazer uma gentileza para o outro.

    O outro, elegantemente, retribuirá numa próxima vez.Terminada a sessão amigos, vamos ao que interessa: encontros amorosos,sexuais ou matrimoniais. Queridas feministas, fiquem fora disso. Se o homem convidou a mulher para jantar pela primeira vez, ele paga. Não tem acordo.

    Se o homem convidou a mulher para jantar pela segunda vez, paga de novo. Se está meio duro, que a convide para um lugar modesto, sem problema.
    Se esses jantares evoluíram para um namoro, ninguém mais está convidando, eles simplesmente combinaram de comer alguma coisa depois do cinema, então
    ela pode começar a pagar de vez em quando.

    Se ele andou aprontando, sendo grosseiro ou pisando na bola, podem estar juntos há 20 anos: ele paga. Caro.
    Se ela andou aprontando, sendo grosseira ou pisando na bola, ele paga também, para que ela não pense que as coisas se resolvem assim tão facilmente, com uma continha de restaurante.

    Se ele não tem um tostão, está desempregado, quebrado, falido, mas compensa sendo um cara sensacional, ela paga quantas vezes
    for preciso (mas torcerá, em silêncio, para que essa situação seja passageira).
    Se ela não tem onde cair morta, mas é tão doce que faz questão absoluta de pagar pelo menos uma vez na vida, ele a leva para comer um cachorro-quente e permite que rachem a conta.

    Se os dois são milionários, ele paga.
    Se os dois são duros, estão fazendo o que num restaurante?
    Se o casamento está em crise, ele paga. Era só o que faltava fazê-la chorar e arcar com a conta ainda por cima.
    Se o casamento está em plena lua-de-mel, ele paga. E vai achar barato.
    Se ela é uma deusa e ele um medonho, ele paga.
    Se ele é um gato e ela um tribufu, nada muda, ele paga.
    Se ele é um gato, um papo ótimo e na cama melhor ainda, ela cozinha em casa para ele e nunca mais o deixa escapar. Ele paga.
    Se ele é grosso, ignorante e mal-educado, ela paga a conta e pede licença para ir ao toalete, quando na verdade vai pegar um táxi para casa e providenciar a troca do número do telefone.

    Se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, ele paga.

    postado em 26.Sep, 2007

  6. Rocha – Esse é o pensamento de muitas mulheres. Elas escondem em nome da “gentileza” esse contrato social.

    Bibi – Pois é. Muito raro Bibi.

    Re – É isso ai. A gentileza do primeiro encontro é conveniente, agora depois cada um com sua conta. Quanto ao livro, esta num dos meus projetos pessoais. Vou acumular mais experiências e escreve-lo :) E não, você não é machista, você tem bom senso.

    Josenilton – Nem todas. Deixar a garota pagar o motel é meio foda, né? rsrs

    “Garota Daggers” – Com todo respeito, mas sua visão é a de um homem da década de 70. Resumindo o seu pensamento é “O homem é quem tem interesse em sair com a mulher (ela não, só sai com ele por comodidade), logo ele deve pagar por isso, como se a mulher tivesse o preço de um jantar”.

    postado em 26.Sep, 2007

  7. Pagar a conta é uma situação… Eu sempre tento rachar, dificilmente os caras aceitam de primeira. Outra critério usado é: se eu convido eu pago e nem adianta o cidadão dar piti pq eu acredito nos direito (e deveres) iguais.
    Mas não posso deixar de admitir que ser presenteada com um bom programa conta ponto a favor!

    postado em 26.Sep, 2007

  8. [...] fazendo a ronda básica pelos blogs que eu leio, e achei isso aqui, que o Cafinha chamou de [...]

    postado em 26.Sep, 2007

  9. pisou no meu calo vai ter que me aturar :P
    meu coment virou post lá no cafofo da naryu.

    postado em 26.Sep, 2007

  10. Pois é…O que anda faltando, tanto aos homens quanto às mulheres, é um pouco de noção e bom senso. Sou a favor da gentileza do homem pagar no primeiro encontro, mas a mulher sempre deve se propor a dividir, em todos os encontros… Não conhecia essa visão masculina, o medo de arcar com todas as despesas sempre…Acho que se a garota não tem noção e for cara-de-pau a ponto de nem levar carteira, o cara pode muito bem abrir o jogo e dizer que tá sem grana…

    postado em 26.Sep, 2007

  11. Vou dizer o mesmo que disse lá no “solteiras”…
    Qto a conta: eu me sinto mais a vontade dividindo a conta. Sei lá…o cara não é meu pai, não me conhece direito (no caso do primeiro encontro) e estou acostumada a pagar por minhas coisas.

    Caso seja um namorado, aí a conversa é outra: pq se um tem e outro não, quem tiver paga…aí acho que nao tem muita regra, o que vale é o amor. uauauaua

    adorei teu blog e te linkei. E a historia do fio terra tá hilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaria. Se algum homem me pedir isso eu levanto e penduro as calcinhas, pq pra mim é gay.
    bjooooooooos

    postado em 26.Sep, 2007

  12. ahh vai..
    eu adoro ser bancada… ( M E N T I R A !)
    ;)

    gosto de pagar a conta toda.
    se tiver.. é uma ótima sensação!

    beijo

    postado em 26.Sep, 2007

  13. Pois é, meu amigo Cafa, o negócio é o bom senso

    Eu nunca saio de casa sem dinheiro e cartão de crédito, nunca peço nada que EU não possa pagar, nunca vou a lugar nenhum achando que alguém vai pagar minha conta. Quando a conta chega, eu sempre tomo a iniciativa de pagar minha parte.

    Antigamente, quando eu era mais jovem, eu brigava pra pagar conta, pra dividir. Me ofendia se o cara queria pagar, achava que tava querendo alugar minha companhia. Até que conheci a sábia Nara Franco, que me ensinou que, se ele se oferece pra pagar a conta é porque quer e pode. Que não se briga pra pagar conta, seja com namorado, amigo, com ninguém. Ela me convenceu. Hoje em dia, em nível de jovem senhora, se o cara toma a iniciativa de pagar, eu deixo, mas confesso que me sinto um pouco desconfortável.

    Normalmente, no primeiro encontro eu deixo os rapazes pagarem a conta, acho bonitinho, gentil. Mas também não acho nada errado se ele aceita dividir. Se emplaca um namoro, prefiro dividir a conta. Afinal, se eu fosse bancar alguém toda vez que saio ia quebrar.

    Eventualmente, se o bonitinho tem síndrome de macho alfa provedor, faz o número do ofendido, afirmando que não aceita dividir, então, amigo, pode pagar, né? Feio é ficar brigando pra pagar conta, discutir por dinheiro.

    Agora, e o motel? Pois é. Confesso que deixo eles pagarem sem muita culpa. Poucas vezes na vida paguei o motel. Com namorado é tranqüilo, não me importo de dividir ou de pagar tudo quando ele estiver sem dinheiro, mas com alguém com quem não se tem muita intimidade…. é, um situação bem delicada.

    Beijos

    postado em 26.Sep, 2007

  14. Nossa, eu tô sem comentários, a Rô já falou tudo o que eu queria dizer…..sempre ofereço pra dividir a conta, seja primeiro, segundo ou terceiro encontro…..sempre levo cartão, dnheiro, cheque e tudo o mais, mas NUNCA aconteceu do cara aceitar, NUNCA, estranho né.

    postado em 27.Sep, 2007

  15. Pagar numa 1a saída, tudo bem – talvez até numa segunda. Mas mulher que não se coça é demais. Tenho uma amiga que nem com bolsa saía e, no bolso da calça, só a carteira de identidade – para não fazer volume… rs

    No meu relacionamento mais longo, não esquentava que ela de vez em quando pagasse a conta toda dizendo que a próxima era a minha. Somos adultos. Não tem essa de um encostar no outro. O prazer, teoricamente, é mútuo, então sem essa de “já dou para ele, vai querer mais o quê?”. Isso é pilantragem.

    []‘s

    postado em 27.Sep, 2007

  16. Se eu estiver dura, nem saio de casa… Sou acostumada a pagar as minhas contas e quando saio com amigos, faço questão de que a conta seja dividida de acordo com o consumo de cada um…

    Agora, que é legal quando o carinha quer bancar a conta, é sim, não vou negar! Mas, sei que isso, hoje em dia, é raridade…

    postado em 27.Sep, 2007

  17. AH, eu também não me importo de PAGAR A MINHA PARTE.
    Meu irmão que tem mania de fazer isso quando eu almoço com ele, mas agora to mais esperta hahahahahahaha….
    Da mesma forma que o homem tem q ter bom senso, a mulher também. Acho que ela deve reparar se o cara tem condições pra pagar tal evento e se ver que não, ou manera no pedido da comida por exemplo, ou oferece pra pagar…

    Bjocas!!!!

    postado em 27.Sep, 2007

  18. Eu uso muito o bom senso… então não estou pendurado a regras (alias…odeio regras rs)

    Mas uma coisa que acontece muito comigo é eu convidar alguem para ir numa balada e já estar com o ingresso dela na mão ;)

    vlw!

    postado em 27.Sep, 2007

  19. Sincronicidade: um amigo reclamava hoje cedo que levou a menina ao cinema e estava pagando uma entrada e meia quando ela disse que não tinha levado a carteira de estudante e ele teve que bancar 2 inteiras… Ou seja, nem para minimizar “o prejuízo”.

    Sobre regras, eu não as tenho. Se estou com grana (tipo semana de pagamento), pago sem nem pensar no assunto. Já no fim do mês.. rs

    []‘s

    postado em 27.Sep, 2007

  20. E o que acha de garotas que não gostam que o cara pague a conta pra ela desde o primeiro encontro? :-)
    Eu sinceramente não gosto disso. Acho legal cada um pagar o que gasta, às vezes você está sem muito dinheiro, e tanto a menina quanto o cara podem pagar alguma coisa para o outro, mas sem esses convencionalismos defaults. Acho que isso tira até um pouco do “brilho” do primeiro encontro, uma vez que você acaba caindo em um ritual cerimonioso desnecessário..

    Acho que não existe coisas que o homem ou a mulher deve pagar. Relacionamentos com esse tipo de praxe se tornam tediosos e previsíveis.. As coisas tem que fluir naturalmente..

    postado em 27.Sep, 2007

  21. Cara, minha namorada e eu, sempre saímos para algum restaurante, cinema, teatro, enfim, quase tudo, menos balada estilo “Vila Olimpia” (São Paulo), porque naum gostamos.

    Mas o que eu acho mais legal é que ela pensa como você.
    Se a mulher é tão independente assim ela tem que rachar a conta com o cara mesmo.

    No nosso primeiro encontro isso me encantou nela… fez questão de ajudar a pagar a conta.
    Mas não me encantou pelo fato de eu não ter pago tudo sozinho, mas sim por não ser interesseira e realmente ser independente.

    Homem e mulher quando são um casal, tanto faz de amigos ou não, são um só.
    Tem que ser cúmplices, parceiros, amigos etc.
    Teu post tá foda

    Parabéns ao blog, ja foi pros favoritos.

    postado em 28.Sep, 2007

  22. Sendo bem repetitivo, vai muito do bom senso de ambos, claro que concordo sobre o primeiro encontro, mas existem casos e casos. Felizes são aquele que fazem do seu jeito e dá certo. Até hoje faço como faço e ninguem nunca pareceu indignada ou algo parecido.
    E se ouver algo por conta dessa simples decisão monetária nada que uma conversinha antes num resolva.
    abras

    postado em 28.Sep, 2007

  23. Legal, Cafa, vc tem bom-senso!

    Tbm concordo c a gentileza do primeiro encontro e o rachar nos próximos.

    postado em 28.Sep, 2007

  24. te mandei um email explicando , mas em suma é o seguinte:

    Quem sabe não fechamos uma parceria de você escrever uma vez or semana no Caixa preta, um texto (podendo pegar do seu arquivo) e em troca disso vc divulgaria essa parceria e nós faríamos a mesma coisa. Ou seja, ambos ganharíamos demais com isso. O que acha ??

    postado em 28.Sep, 2007

  25. Questão de puro bom senso, sim. Eu trabalho e pago todas as minhas contas, não existe um só motivo pra deixar que o parceiro arque com todas as despesas quando eu também saí pra me divertir. Prefiro sempre rachar a conta e, quando há muita insistência do outro lado pra que só ele pague, eu aceito a gentileza, pra retribuir num outro momento.

    Tenho amigas que acham simplesmente absurdo sair com um carinha e levar o cartão de crédito, débito, cheques ou dinheiro na bolsa. Como elas dizem “Só uns trocados, pra emergência de ter que pagar o táxi se o fulano encher muito”. Depois de ouvir certas coisas acabei confirmando a teoria de que a prostituição vai bem além do calçadão de Copacabana e das ‘casas de massagem’… rs

    postado em 28.Sep, 2007

  26. Nossa, eu sempre me ofereci para dividar a conta. E, muitas vezes, nem é assim, cada vez um paga e tudo certo. Sem cobranças e sem problemas. Aliás, eu acho bacana quando eu pago também, vejo mais como um ato gentil da minha parte e gosto de receber a mesma gentileza. Eu trabalho, ganho bem e nem sei porque ainda há tantas discussões sobre isso, sério mesmo.

    Imenso beijo,

    Cássia

    postado em 28.Sep, 2007

  27. Acho que o “pagar a conta” deva ser uma gentileza, e não uma obrigação. Estamos em outra época, mulheres também trabalham e ganham dinheiro… então, mais do que certo que cada um pague o seu… acho certíssimo dividir e me sinto melhor assim também, mas o bom senso é sempre bom… uma mulher também fica encantada quando um cara a pega de surpresa e resolve levá-la pra jantar como um presente, sem que ela não se preocupe com nada… Tudo é questão de momento.

    postado em 29.Sep, 2007

  28. “não quero dizer que a mulher deva dividir até uma jujuba comprada na doceria ou então a conta do motel.”

    horrível, parece que o simples fato de rolar sexo exime a mulher de pagar a conta.
    isso na minha terra tem outro nome…

    postado em 30.Sep, 2007

  29. Não. É por bom senso mesmo. Não vou deixar a mulher que eu saio passar a vergonha de sacar a carteira na frente de um cobrador de motel.

    postado em 1.Oct, 2007

  30. Meus pais começaram a trabalhar muito cedo prá ajudar a família, e com eles eu aprendi a não depender de ninguém, sempre tenho o dinheiro da minha despesa, sempre fui assim, desde os namoradinhos de adolescência até hoje!!
    Racho conta sem problema, mas não sou pobre soberba, sustento uma casa sozinha, se saio com um cara solteiro, que mora com a família ou sozinho, e ele quiser pagar a despesa toda, eu não ligo!!
    Eu acho que independente do sexo, é muito feio a pessoa ser folgada…
    Beijos!!

    postado em 5.Oct, 2007

  31. Olha, eu detesto radicalismo. Acho que gentileza é sempre bem vinda e bom senso idem. Me ofereço sempre a dividir, mas confesso que me decepciona qdo o homem aceita. Porém ofereço sempre uma contra partida. Por exemplo: O cara paga os jantares e os motéis e eu compro os ingressos para algum show ou peça de teatro que ele estava a fim de ver e faço surpresa. Ou que tal um fim de semana em algum lugar legal? Compro o pacote e dou de presente. Se estou sem grana, faço um jantar caprichado em casa. Compro pequenas bobagens que ele gosta: cds, vinho… Por isso pergunto: Será que é mesmo necessário ter que abrir a carteira pra dividir sempre, até uma pizza? Acho que o importante é colaborar. E pode-se colaborar de várias formas, que sejam mais sutís e delicadas do que na frente do cobrador do motel. Acho que as mulheres as vezes usam isso para medir poder. Mostrar que conquistaram seu lugar e que não precisam de homem para pagar suas contas e blá blá blá… (muitas estrapolam a tal maneira que até assustam os caras, que entendem que elas não precisam de homem MESMO)Convenhamos, radicalismo. Não sejamos tão feministas. Não é esfregando centavos na cara do homem que as mulheres provam nada e sim nas atitudes do dia a dia. Sei que vai todo mundo me criticar…(ok, to esperando) Mas minha posição é simples: colaboro sempre, mas há muitas maneiras de colaborar que não seja rachando conta de restaurante.

    postado em 9.Oct, 2007

  32. Pagar a conta não é nada.O pior é o cara não ter dinheiro.

    postado em 10.Oct, 2007

  33. Gostei do comentário da Glaucia e penso um pouco assim.

    Acho uma m ficar calculando valor de conta pra dividir o pagamento em centavos.
    Não sei se conto muito pq namoro há anos… Mas geralmente ele paga as contas, vou por conta propria comprar a pipoca do cinema, convido ele pra jantar em lugares mais caros dos q ele paga de vez em qdo… Sei lá.
    Acho que não tem que ter REGRA pra essas coisas..

    postado em 13.Oct, 2007

  34. o engraçado é quando o cara não reconhece esses agradinhos extras e te obriga a rachar a conta do motel, porque tem uma “poupança x” a manter. ¬¬

    postado em 13.Oct, 2007

  35. Nossa!! Estou andando nos lugares errado! Mulheres que se apresentam pra DIVIDIR OS GASTOS (diferente de “rachar a conta”). ahahaah… Preciso “escolher” melhor as minhas companheiras!

    Agora… a expressão “bom senso” encerra bem esta discussão. Além do que já foi comentado, explicando o bom senso para cada um, acredito que faltou falar na diferença de classe social (confesso que não li todos mas a grande maioria… entao me corrija se estiver errado, por favor!). Um cara que sai com uma moça mto pobre não pode esperar que ela tome a iniciativa de ao menos pagar o dela (bom senso). E vice-versa.

    Eu, por exemplo, já saí com moças assim, e com certeza não podia esperar nada mesmo por parte delas. Então fazia as genitezas da casa. (elas só poderiam evitar as indiretas pro meu lado ¬¬).

    De resto, já foi comentado e, diga-se de passagem, mto bem comentado… Agora posso estar sendo meio grosso mas… Mulheres que acham que o homem deve tomar toda a parte dos gastos, fiquem nas suas respectivas casas! Afinal, nao estão saindo com um Caixa Eletrônico!

    postado em 13.Oct, 2007

  36. Discordo em partes da Glaucia. Eu acho que quando entra a questão financeira, tem que haver algumas regras sim. E estas regras são mais rigídas ainda quando estamos falando pessoas casadas, mas isto é outra discussão hehehe, mas é bom sempre ter esta conversa financeira afinada com a namorada, porque pode torna-se um relacionamento duradouro com a pessoa.

    Glaucia, se você quiser deixar feliz o homem com quem sair, garanto que ele ficará muito mais feliz se oferecer para pagar uma conta ás vezes do que pagar algum presente por fora por ele de vez em quando. Presentes e outras surpresas são opcionais e podem ser suspendidos por período indeterminado, mas os gastos com comida e viagens sempre estarão acontecendo. O comentário da Lia exemplifica melhor o que quero dizer.

    Minha namorada ganha bem mais que eu. No começo ela propos de a gente rachar as contas, porém, nada de ficar dividindo tudo, mas revezando quem paga a conta cada vez que jantamos, cinema, etc… Ou seja, uma fórmula mais simples do que rachar sempre tudo. Motel sou eu que sempre pago, e o motivo disto o Straits explicou bem: bom senso.

    “Mulheres que acham que o homem deve tomar toda a parte dos gastos, fiquem nas suas respectivas casas! Afinal, nao estão saindo com um Caixa Eletrônico!”

    Um pouco grosso mas é bem isto heheheh.

    postado em 14.Oct, 2007

  37. Espero nao estar “cuspindo pra cima pra nao cair no meio da testa”, mas, Deus me livre de homem pao duro q racha a conta nos primeiros encontros. Credo. Quebra o clima.
    Bom, mas cada panela com sua tampa. Se voce, mulher, gosta de rachar a conta e se sente bem com isso, otimo, procure aqueles q compartilham da mesma opiniao (o q sera muito facil de achar). Cada um sabe o que quer buscar.
    Nao sao pensamentos diferentes q fazem as pessoas umas melhores q as outras. Cada cabeca uma sentenca.
    Ja tive a experiencia de conhecer um cara e no nosso segundo encontro, um almoco num restaurante japones muito bonitinho, ele, na hora de pagar a conta, pondo a “parte dele” do $ em cima da mesa, veio com a seguinte indireta: “lindinha to indo ao banheiro”. Sem problemas, paguei a minha parte e pensei “vc ate q eh bonitinho, MASSSS..”. Outra coisa q eu acho eh que este tipo de cortesia tem mais a ver com o tipo de pessoa do q com a conta bancaria. Esse tal cara q eu conheci ele me conquistaria “muito mais” se tivesse me levado no Mc Donalds e pago 20 reais na nossa conta do q ter me levado num restaurante japones e pago 30 reais so na conta dele. Tudo eh questao de estilo! Explico: o cara pode ser pobre ou rico, se ele for do tipo q paga a conta ele ira faze-lo. Ele pode nao te levar no restaurante da moda, mas te levara pra comer uma pizza ou qq coisa q seja e pagara!
    Pagar a conta de vez em quando nao eh problema, mas q nao seja regra. Se o namorado nao tem condicoes de todas as vezes arcar tambem nao eh problema, assim como tb nao eh problema em ficar em casa e pedir um pizza ou ir em lugares mais modestos.
    Me desculpe se meu pensamento eh minoria, mas eu queria expressa-lo mesmo correndo o risco de ser criticada pela maioria.
    Eu concordo com a Glaucia. Nao gosto de rachar contas de restaurante, mas adoro retribuir com gentilezas, presentinhos etc.
    Cada um com sua opiniao, a minha pode nao ser a melhor, mas pelo menos eh minha.

    P.S.1: desculpa a falta de acentuacao. Moro nos US e aqui o teclado nao tem acentuacao.
    P.S.2: (constatacao): ate agora de todos os americanos que conheci (sai em “date”) o costume (eh regra geral mesmo) do pais eh os homens pagarem a conta. So nao sei elucidar quanto ao fato de se tratar de namoros de longa data, mas pelo menos o namorado q tive durante 6 meses nunca me deixou pagar conta de restaurante. Isso vale pra todos os americanos, segundo minha amiga americana.. :)

    postado em 18.Oct, 2007

  38. Essa história de pagar a conta nem deveria mais haver o que discutir……
    Se ambos vão usufruir….ambos terão que pagar…nada mais lógico!!Juro que não entendo…por que o homem tem obrigação de pagar…ele é melhor ou pior que nós mulheres???????Aliás eu acho que mulher não procura só um cônjuge mas um outro pai…o que eu vejo é mulheres em fuga de responsabilidades..querem apenas direitos mas na hora de cumprir deveres é sempre o homem…então para de studar e vai caçar marido….ou melhor,um pagador de contas……
    Mulheres dependentes me poupem!!!!!!

    postado em 8.Nov, 2007

  39. Conheci o seu blog através do Blog Mundo Estranho…bom, gostei muito, adoro conversar essas coisas com meus amigos homens. E realmente esse negócio de homem ter que pagar a conta é coisa de mulher folgada.

    postado em 9.Dec, 2007

  40. Parabens pelo blog. Cheguei aqui porque ouvi uma da minha noiva esses dias que me deixou “constrangido”. Namoramos a dois anos e eu sempre paguei tudo. Cinema, baladas, restaurantes chiques, motel, roupas…etc. Nunca me importei porque sempre estive numa situação melhor que a dela. Agora nao estou numa situação tao favoravel, e fomos ao shopping e ela gastou quase 300 reais de sapatos. Sendo q a duas semanas atras comprei uma bolsa, dvds e um sapato pra ela. Conversando com ela na boa, disse.. Po, ve se economiza um pouco nao precisa gastar tudo isso..sabe q estou numa situação complicada no momento. Amanha se quisermos ir no motel e eu nao tiver dinheiro como faremos? E ela respondeu.. Eu nao pago motel.

    Bom, fiquei decepcionado porque eu nao conheco ela a dois dias, e sempre paguei… agora meu amigo, seja sincero. Agi errado? Voce acha que as mulheres nao podem rachar ou pagar uma vez ou outra?

    Abraços e parabens pelo blog

    postado em 9.Dec, 2007

  41. Amiga

    Olá, pessoas..
    td bom?
    Concordo plenamente que todos devemos dividir a conta.
    O q vcs não sabem é q tem mto homem por aí que faz isso tb.
    Entendo como vc se sentem pq já passei por isso tb…Isso mesmo, eu mulher já passei por isso.
    O indivíduo ( meu ex-namorado) sempre fazia isso, dizia que ia pagar depois, estava sem o cartão, entre várias outras.
    Chegamos a brigar mto por isso, a ponto de eu ser extremamente grossa.
    Pera lá, né?
    Eu trabalho pra caramba p ficar sustentando homem?
    E qdo eu reclamava, ele falava q estava sem dinheiro, q depois ia pagar. Só q ele gastava o dinheiro dele todo com coisas p ele e na hora de nós dois sairmos, sobrava p mim.
    E qdo eu ficava cobrando, me chamava de materialista, que eu só pensava em dinheiro.
    Além de pagar quase tudo, ainda ser taxada de materialista, dó muito.
    Bju a todos

    postado em 7.Mar, 2008

  42. Por favor né!

    Acho que quem deve sempre pagar a conta, é o homem, porém às vezes a mulher deve pagar tudo, como forma de reconhecimento, ou convidá-lo para sair com tudo pago (menos motel).
    Se ele tiver sem dinheiro, a mulher deve pagar, no mais, fora essas exceções, quem deve pagar é o homem, porque a mulher gasta muito pra ficar bonita pra ele.
    Eles têm noção de quanto custa uma lingerie? Salão?Roupas, sapatos, cuidados com o corpo? E o trabalho que tudo isso dá?Eu por exemplo, freqüento academia, vou na estética, cabelo cada vez é uns 90,00 reais, fora a hidratação todo fim de semana que faço pra ficar bonita pra ele,compro lingeries sensuais para eventuais surpresas, e ainda dividir a conta!!!Isso quebra qualquer clima, mas às vezes sim, faço questão de pra pagar a conta toda e sem divisão, ou chamo ele pra jantar fora, coisa assim…
    Não to dizendo que ele pagando a conta, ela estará se vendendo por pouco devido aos cuidados que ela tem com si mesma, mas sim, é uma forma de gentileza, cavalheirismo, reconhecimento.
    Se não é um relacionamento sério, ambos só pensam em curtir, tudo bem dividir,mas se é um relacionamento sério, ela se cuida pra ele, ele tem que pagar (fora exceções que comentei no início).
    Obrigada

    Não to dizendo que ele pagando a conta, ela estará se vendendo por pouco devido aos cuidados que ela tem com si mesma, mas sim, é uma forma de gentileza.
    Se não é um relacionamento sério, ambos só pensam em curtir, tudo bem dividir,mas se é um relaciomento sério, ela se cuida pra ele, ele tem que pagar (fora exceções que comentei no início).

    postado em 25.Jun, 2008

  43. pedro

    tem que dividir tudo! até conta no motel, pô! os dois se divertiram, não é? talvez na primeira vez, quem sabe, rola do homem fazer um agrado…

    mas nunca precisei pagar tudo, todas sempre concordaram que a conta é para os dois. até tentei, mas elas fizeram questão de pagar!

    postado em 25.Jul, 2008

  44. Bianca Kuhlmann

    Eu sei q já tem 1 ano q vc escreveu sobre esse assunto, mas é q descobri esse site recentemente, na verdade hj! Kkkkkkk… Mas é q se vc chegar a ver os comentários antigos, enfim…. Queria saber se tem algúm problema eu fazer questão de dividir a primeira saida? Pq conheci um carinha na noitada aqui no Rio, no dia seguinte me ligou e fomos jantar, na hora de pagar a conta fiz questão de dividir, mas o bofe fez MUITA questão de pagar a minha parte! Final das contas não deixei, mas acho q fui meio chata, pq o coitado insistiu bastante! enfim, isso foi recentemente, tenho me comunicado com ele regularmente, mas nem sonho em comentar isso com ele…. Mas será q pegou mal?
    beijos

    postado em 13.Oct, 2008

  45. Malta

    olha, eu quase nunca saio com mulheres que nao trabalham, muito raramente… mas em 100% das ocasioes elas nao pagaram a conta ou dividiram no primeiro encontro… depois , uma ou outra se propos a dividir a conta ou a pagar a parte delas… e nenhuma dessa ganhava bem! atualmente saio com uma que deve ganhar mais do que eu e nunca quis dividir a conta…. eu tb nao pedi , adiante -se. mas se ela se oferecesse nao seria mal recebida, alias nunca recusei quem se oferece de bom grado, que com certeza ganha uns pontos a mais comigo. acho ate engraçado falar disso aqui porque tenho certeza que 90% das mulheres aqui nao dividem conta coisa nenhuma, e se estou lendo comentarios mentirosos ou sao a minoria de 10%, espero nao ter hipocrisia sem sentido…

    postado em 27.Jan, 2009

  46. Naiara

    Nossa… adorei o post!

    Acho mesmo que a mulher tem que se oferecer pra rachar, e, caso o homem queira ser cavalheiro e pagar a conta toda, acho educado também que a mulher convide pra sair um dia e pague, depois rachem… enfim… só não rola a exploração.

    postado em 14.Jun, 2010

  47. nadia

    cafa, muito me espanta este poscicionamento vindo de alguém que quer uma “puta na cama e dama na sociedade”, entre outras dicas suas como a da menina que quer algo mais sério não deve dar no primeiro encontro, ou para não ser taxada d piriguete não pode fazer boquete logo de cara, como vc colocou em outros posts. Se a mulher deve ser dama na sociedade, ainda nos dias de hoje, como vc mesmo coloca ao dizer: “Ora, a mulher atingiu praticamente sua independência financeira em relação ao homem, ela luta por igualdades em todas as áreas (profissionais, esportivas, sociais, etc) então por que essa convenção de homem pagar a conta ter que perdurar?” estas conveções devem ser mantidas pelo cavalheiro que que ter na namorada uma dama na sociedade e puta na cama.

    postado em 1.Jul, 2010

  48. nádia

    cafa, muito me espanta este posicionamento vindo de alguém que quer uma “puta na cama e dama na sociedade”, Se a mulher já atingiu tantas conquistas, como vc mesmo coloca ao dizer: “Ora, a mulher atingiu praticamente sua independência financeira em relação ao homem, ela luta por igualdades em todas as áreas (profissionais, esportivas, sociais, etc) então por que essa convenção de homem pagar a conta ter que perdurar?”, então porque vc continua querendo que ela seja dama na sociedade e põe em xeque a convenção do homem pagar as contas?Você é muito contraditório e cheio de convenções moralistas as quais vc critica de acordo com as suas conveniências, não sei se já pecebi isso. Se vc quer uma dama e uma puta, então vc deve agir como um cavalheiro em relação à dama, pagando todas as suas contas, porque é isso que os cavalheiros fazem e, em relação à puta, vc deve pagar pelos seus serviços, ou vc conhece alguma puta que trabalhe de graça ou divida as contas? Entre outras convenções moralistas que aparecem em alguns de seus posts, sempre com um posicionamento preconceituoso em relação às mulheres, Cito como exemplo: quando vc diz que não teria nada sério com uma menina que transasse ou fizesse boquete no primeiro encontro, ou quando considera vulgares as mulheres tentando se igualar aos homens no que eles têm de pior. Sei lá, posso estar enganada, mas a impressão que vc me passa é que vc quer parecer ser desencanado, quer aproveitar a vida de várias formas, afinal vc é o bom e velho cafajeste, o que é um ótimo estereótipo quando se refere aos homens, mas no que se refere às mulheres agirem de modo cafajeste, no fundo vc é: preconceituoso, machista e moralista. Desculpa se não é isso, gostaria de ter a sua réplica.

    postado em 1.Jul, 2010

  49. nádia

    completando: eu sempre proponho a divisão de contas, e muitas vezes paguei a conta toda (o que não me deixava nem um pouco feliz por sinal), isso no meu primeiro namoro. No meu segundo namoro, mesmo me propondo a pagar e insistindo para isso, meu ex-namorado não admitia a divisão das contas e fazia questão de pagar todas, por considerar aquilo uma gentileza e que me faria feliz (e confesso que me sentia lisonjeada). Não por achar que valho o preço de uma conta de restaurante, como vc coloca em relação às mulheres que acham que isto é obrigação do homem, mas por perceber a intenção de me agradar do meu ex-namorado, não só nessa questão mas em muitas outras. E também porque é muito bom saber que ainda há homens cavalheiros e gentis, assim como também há mulheres generosas que manifestam sua gentileza e generosidade de formas diferentes daquelas que os homens usam para se mostrar generosos. Afinal, como vc mesmo coloca em diversos posts, homens e mulheres são pessoas diferentes e, na minha opinião, mesmo com todas as conquistas das mulheres, ainda há aquelas que gostam de ser galanteadas pelos homens, de diversas formas. Aí a sua atitude vai de acordo com o que vc pretende com seu comportamento em relação à pessoa que está com vc,

    postado em 1.Jul, 2010

  50. nadia

    concordo em gênero, número e grau com quem escreveu a msg que começa assim: “Pois é, meu amigo Cafa, o negócio é o bom senso…”

    postado em 1.Jul, 2010

  51. nadia

    concordo com a Glaucia tb, expressou muito do que não falei.

    postado em 1.Jul, 2010

  52. Asiria

    Olá….pessoal…acho que quem convida é que paga
    Ou quando os dois decidem sairem juntos os dois dividem
    Mas, a conta do Motel ou hotel o homem que paga…

    postado em 10.Sep, 2010

  53. Asiria

    Ah…ainda acho que o pagamento de contas deve ser esclarecido no inicio do relacionamento, quando os dois tem os mesmos objetivos em comum ou serem ficarem juntos…..

    postado em 10.Sep, 2010

  54. Ed

    O feminismo so fala de direitos iquais mas os deveres so ficam para os homens, mulheres esquecam o cavalheirismo e a gentilesa, isso ficou no passado assim como mulheres que so perdiam a virgindade qndo casassem. Ate pagar a conta na primeira vez, seje cinema, restaurante, motel e etc ainda vai, mas no segundo e encontros seguintes se a mulher nao abre a carteira eu perco o tesao por ela no ato, mercenarias eu nao quero perto de mim e nao nasci para sustentar encostada nenhuma. Ate parece que so elas gastam para ficarem bonitas para seus namorados, amantes, ficantes etc…ficam bonitas para elas mesmas ou para competir com suas concorrentes e outra, o homem nao gasta nada para q fique bonito e agradavel para a mulher??? vai ver que roupa, sapato, perfume masculinos, academia, carro e seus gastos de manutencao entre outros sao todos gratuitos para o homem…

    postado em 26.Oct, 2010

  55. Lili

    Meu namorado ganha seis vezes a mais que eu. Como vou manter o padrão dos locais que ele me leva? Fica até ridículo querer dividir uma conta no valor do que eu levo quase uma semana pra ganhar! Com isso quero dizer que não é simplesmente discutir pagar ou não a conta. Há uma questão de bom senso aí tb. Imagine se ele só me leva pra lugar caro e queira q eu pague a metade ou a gente passe a frequentar lugares bem baratinho pra eu poder dividir? E num relacionamento de fato isso acaba mesmo sendo discutido, pois um pode ficar desempregado ou num emprego ruim, etc. Só pra finalizar, não acho errado inclusive a mulher pagar toda a conta caso o cara nao tenha, já fiz isso. Com já disse é td uma questao de bom senso.

    postado em 10.Apr, 2011

  56. Marie

    Questão de bom senso! eu sou super adepta de divisão, em caso de namoro e de estar saindo com a pessoa…
    mas primeiro encontro e vc não querer pagar? se for no caso de um prato carissimo que vc vê que a mulher está pedindo para “sacanear” o cara é uma coisa, mas rachar uma misera conta no primeiro encontro?!!! não dá!
    saiu com um cara uma vez que pqp eu dividi uma garrafa de cerveja e tive que ajudar pagar, detalhe na epoca estava sem grana e ele sabia!
    tsc tsc!!!

    postado em 1.May, 2011

  57. Luciana

    Acho muito feio o homem que fica dividindo contas pequenas… Um programa mais caro, td bem dividir…mas uma continha pequena, tipo um sanduba, uma pizza, uma cervejinha,… ahhh nao, quebra o clima, afinal tem que estar muito ruim de grana pra precisar que a mulher ajude nessas coisas.
    Afinal, todos sabemos que as mulheres gastam muito mais dinheiro pra se produzir que um homem e de ceerta forma acho justo eles pagarem essas continhas pequenas, não quero um caixa eletrônico para pagar minhas contas, mas também não quero um pão duro que fica contando os centavinhos pra dividir. Afinal, não é o tipo de homem que quero pra pai dos meus filhos…
    Como li em um comentario anterior, tudo é uma questão de gosto e essa é minha opnião, NEM UM CAIXA ELETRÔNICO (me bancando tudo), NEM UM PÃO DURO QUE NÃO QUER OU NAO PODE PAGAR UMA PIZZA…

    postado em 13.Aug, 2011

  58. mila

    E por essas e outras que o meu namorado e um PRINCIPE!!!!!!!!!

    postado em 5.Sep, 2011

  59. Lilian

    Acho que é justamente o contrário. No primeiro encontro quando ainda não é certo se vai rolar algo, acho justo a mulher pagar, porque caso ela aceite, parece que ela estaria se vendendo.
    Agora, em uma relação justamente por a mulher ter adquirido independência financeira é que o homem que deve pagar a conta. Isso não significa que ela quer que ele a sustente, mas simplesmente mostre que se importa com ela, que a presença dela seja importante ao ponto dele querer pagar. Garanto aos homens que se souberem fazer isso de coração fariam suas namoradas se sentirem muito privilegiadas por ter alguém assim ao lado delas.

    postado em 20.Oct, 2011

Deixe seu Comentário: