De umas semanas pra cá tenho recebido bastante queixa de leitoras falando de suas “amigas” e/ou família que criticam o fato de estar solteira por muito tempo. Se servir de consolo, isso não é algo exclusivo da mulher, os homens também têm essa cobrança. Claro que amigos jamais vão criticar por estar solteiro, vão agradecer. A pressão vem da família mesmo.
Minha família, como a maioria das brasileiras, é tradicionalista. Adora um casamento, netinhos, gente que namora sério, papo sobre sexo é tabu e blábláblá. Além disso, grande parte dos meus primos e primas namora há anos, alguns possuem planos para casar, outros já são casados, têm filhos, são tranquilões, etc. As únicas ovelhinhas negras da família eram eu e minha irmã. Só que domingo passado ela fez um almoço para anunciar seu noivado com o carinha que ela namorava. Conclusão? O Cafa é o único na família sem perspectiva alguma de casar e ter filhos.
Se antes as cobranças da família eram veladas, agora tendem a ser descaradas. Ontem mesmo minha mãe veio perguntar quando eu vou começar a namorar sério e parar de “encher a cara na balada”(¬¬’). Imagino a preocupação dela e comentários da família, “Sei não viu, o cafa até hoje nunca namorou por muito tempo, divide apartamento com um homem em São Paulo. Tem alguma coisa estranha.”
É engraçado esse conceito que a Igreja nos impôs de que para sermos felizes temos que estar casados ou com compromisso sério. Claro, é bacana ter alguém junto de você para compartilhar momentos bacanas, tristezas, etc Porém, se você possui bons amigos nos quais possa confiar, jamais estará sozinho(a).
Para essas leitoras que reclamam de “amigas” e família, é preciso ponderar duas coisas. A primeira sobre a família. Se você não atingiu sua independência financeira em relação aos seus pais e ainda mora com eles, fica difícil querer impor suas vontades e apertar o botão do fod*. No caso de amigas, é aquele velho ditado, “amigo é a família que você pode escolher”, se não te aceitam como você é, troque de “família”.
__________________________________________________________________________
p.s. Os sabonetinhos foram enviados para algumas leitoras que responderam uma pesquisa meses atrás. Parte não receberá, pois não esteve entre as primeiras a responder ou achou que eu iria seqüestrá-las. Espero que tenham gostado e obrigado por colaborarem. No próximo post haverá mais uma promoção e uma surpresa. Aguardem.
Mel
Ebaaaaa!!! Vou ser a primeira!!!
Bom, Cafa, tenho mais duas irmãs e meu pai já se conformou que, do jeito que a coisa anda, vai ter três filhas solteironas mesmo e pronto. Sem estresse.
E a gente tá tranquila também… seguindo aquele pensamento: “o que é do homem, o bicho não come”, ou seja, uma hora aparece.
Beijão!!!
postado em 24.Jun, 2008
Ditão
Triste msm, pras meninas principalmente, é quando só vc fica solteiro e seus amigos todos namorando. Já passei por essa fase, depois foi eu namorando e meu melhor amigo e parceirão de balada solteiro.. Agora tá todo mundo namorando e tá uma bosta. Quanto a familia, a minha pelo menos não se mete, a não ser minha avó. Mas pra homem é mais facil de levar, minha irmã passa sufoco com mimnha mãe e alem disso tem um dedo podre dos infernos.
postado em 24.Jun, 2008
Nana
Nossa, penei muito pra me importar menos com as cobranças da minha família… digo me importar menos, porque se eu disser que não me importo mais, estarei mentindo…
Começaram com o vestibular… avô médico, formado pela Ufrj, pai e dois tios engenheiros formados pelo IME, mais um tio médico… enfim! Não dava pra dizer q eu ia ser música (apesar de dois primos meus serem, eles só tiveram MTO mais coragem que eu)
Atualmente eu estou separada, ams até tomar a bendita decisão de sair de casa era uma cobrança infernal, mas não era eu q estava aguentando o mala de marca maior? Então me deixa po!
Por isso sempre concordei ocm isso que vc disse sobre os amigos serem a família que a gente pode escolher, pq família de sangue a gente ama mesmo sem ter afinidade… amigos a gente ama tendo afinidade, o q facilita o convívio, e qnd o convívio virar problema, trocamos de “família”
Enfim, estou AMANDO seu blog!
Bjs!
postado em 24.Jun, 2008
Dam
Adorei o post! Principalmente a última parte!
Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
postado em 24.Jun, 2008
Nana
Ah, e mais um detalhe… troquei de faculdade três vezes, rsrsr
Agora estou indo pra quarta! E até hj não me formei (tenho 22)
postado em 24.Jun, 2008
Nana
Ahh… Vejo muito isso. Principalmente com homens, meu irmão tem 21 e esta sofrendo com isso, ser muito amigo de um ou de outro, ja foi motivo de suspeita.” – Não arranja namorada… estranha essa amizade ai não?” .
No meu caso, ja foi ao contrario, me aconselhavam a “preocupar com homem” só quando ja estivesse “segura na vida” (financeirmante). E não ficaram muito felizes quando eu comecei a namorar sem está “segura na vida”.
Mas fazer oque, independente da opinião dos outros, nós é que temos que fazer nossas escolhas, né não?
Ps: Clonaram meu nike. :-/
Abraço Cafa.
postado em 24.Jun, 2008
Marco Aurélio
hahaha
E eu que achei que fosse o único que tinha todos na familia ja [bem] arranjados….
É chato a familia ficar pegando no pé mas fazer o que????
postado em 24.Jun, 2008
Jessica Samndaniel
AHuahauAHau
esse papo é smepre das tias velhas; aquelas mal amadas ou com um pessimo casamento
casar pra que? sou tão feliz solteira; livre;leve e solta! AHAuahUAHAua
Beijooo CAFA!
postado em 24.Jun, 2008
Sisa
Bom, minha família (mãe e irmã) são o contrário. Minha irmã era solteira convicta até conhecer o atual marido dela. Minha mãe fala que casar é bobagem, que relação é um saco e que eu devia aproveitar a solteirice. Mas sempre tem os comentários dos outros, né? “Ahh sinceramente acho que você namora escondido, não faz sentido uma mulher dessa estar sozinha”, ou “Nossa, seu ex é tão lindo, tão tranquilo, por quê mesmo você terminou com ele?”. Atualmente eu faço piada e isso inibe um pouco, mas realmente às vezes enche o saco a perguntação. Da última vez que alguém perguntou se eu estava namorando, eu falei que estava apaixonada pela minha tese, não era correspondida, mas que na reta final de um doutorado outro tipo de namorado não seria interessante. Pelo menos inibiu esse tipo de pergunta (e disparou outra: E sua tese, é pra quando mesmo?).
Bjo, Cafa! (Não perco a esperança de ser adicionada no seu msn e em algum momento ter uma conversinha light!)
postado em 24.Jun, 2008
Frank
Exceto o fato da minha irmã ter ficado noiva, rolou a mesma coisa esse fds — até moro com um amigo.segundo minha mãe, eu preciso parar de iludir as menininhas e de encher a cara. hahahahaha
Além disso, foi aniversário de 100 anos da minha bisavó. A média de idade era 70 e o número de perguntas do tipo foi elevado. hahahahahahaa
postado em 24.Jun, 2008
Larissa D.
Ai Cafa…sempre tem disso…
Passei mais de um ano namorando sério, o cara ja tinha sido adotado pela família, mas ñ deu certo e terminamos.
O foda foram as tias que ficaram perguntando pq acabou, se eu sofri mto, se ainda choro, aveee…ngm merece!
Como ja se passaram algns meses desde o término, agora essas tias ficam perguntando se ja tô cm outra pessoa, q o ex ñ valia nda, q mereço mais, e tem umas q até querem me arranjar cm o filho da amiga ou sobrinho da vizinha(¬¬)
Até minha mãe fica dizendo q tá louca pra ser avó, cmo eu sou a mais velha e meu irmão tem 13 anos…cai tdo pra mim…e ela diz q nem namorado tenho, imagina o tanto de tempo q ainda vai levar…
O negócio é rir dessas situações ^^
bjoO*
postado em 24.Jun, 2008
Lety
F5 o dia inteiro para poder ganhar presente! rsrsrsrs
postado em 24.Jun, 2008
Lety
Ah. eu sou “filha unica” (tenho 5 irmãos). o sonho da minha mãe é me ver de branco na igreja… mas ela mesma sentenciou quando eu tinha uns 10 anos: nenhum homem vai querer casar com vc, vc tem o genio muito forte!
Mas do jeito que a coisa tá, casar por que? Com quem? Mami, ainda bem que vc ja sabia! rsrsrsrsrsr
postado em 24.Jun, 2008
Simone
Cafa…ser sequestrada por vc seria com certeza um imenso prazer….
Recebi o sabonete liquido…adorei… Obrigada pela pesquisa!!
Beijos!
postado em 24.Jun, 2008
Kats
Rs*
Como assim reclamam?
Nunca reclamaram para mim! Rs*
Não tenho base para falar do post ahahahahahaha!
Afinal estou praticamente casada desde os 19 anos.
Então fica o post apenas para consta mais uma leitura! E para rencer uns centavos no Google.
Bjus!
postado em 24.Jun, 2008
Clau
Oi Cafa, te entendo perfeitamente. Recusei um casamento quando tinha 21 anos, depois aos 30 meu noivo me traiu e fiquei desiludida. Hoje com 36, estou morando sozinha e confesso que não tenho a menor vontade de me casar. Adoro minha independência, ter minha casa do meu jeito, de poder sair e voltar quando bem entender e não desejo trocar isso por homen algum, acho que nem o Brad Pitt valeria a pena. A família, que considero pais e irmãos não ligam mais, acho que desencanaram de esperar que eu arrume netos pra eles, os irmãos já casados e mais novos me aceitam assim, mas a parentela, avó, tios, tias, primos a primeira coisa que pergunta quando me vê é: “E ai, quando vai casar, quando vai ter filhos?” Por isso deixei de visitá-los, cansei de explicar que estou bem assim e não pretendo mudar. Aceitem como resolvi ser e se não aceitem paciência, não vou mudar para satisfazer quem não me ama.
Bjos
PS. Adoro seu blog! Quisera eu ter um blog desses para ler na época do meu noivo cafa!
postado em 24.Jun, 2008
Mordred Paganini
POis é…A lógica do “não sou feliz, mas tenho marido” ainda é forte entre as mulheres. Bom que isto está mudando e as mulheres já estão se permitindo ter uma vida própria, mesmo com as cobranças da família. No meu caso especificamente eu não escuto cobranças, pois já sou a excêntrica da família mesmo…
Até houve um momento, quando eu estava namorando sério, que minha mãe quis se ver livre de mim, casada e com uma penca de filhos..Mas acho que ela já aceitou meu provavel destino: intelectual gordinha solteirona e feliz…rs
postado em 24.Jun, 2008
Lau
hhahaha que engraçado, eu também sou a única da família que não namora ou vai casar…
Minha irmã já está procurando ap com o namorado, todas minhas primas são casadas…rs
Eu estou muito feliz assim, como disse,minha mãe todo dia pergunta… quando vc vai parar de ir tanto pra baladas?
Na boa depois do meu pé na bunda federal do ano passado, estou muito feliz assim. Hoje em dia achar um cara sirva para namorar está quase impossível.
Pior de tudo eu já tenho até enxoval..hahahaha
postado em 24.Jun, 2008
Roxy
Vou praticamente copiar aqui um comentário que fiz no meu blog sobre esse assunto também.
Se a pressão é só de fora pra dentro temos que levar na brincadeira e não se importar. Tem um diálogo do filme Vestida para casar que se encaixa perfeitamente pra mim nesse assunto:
Jane’s Aunt: Must be so hard to watch your younger sister get married before you.
Jane: Yes. Then I remember that I still get to have hot hate sex with random strangers and I feel SO much better!
hehehehe
Acho que a gente não precisa seguir necessariamente aquilo que é o convencional na sociedade. Se a gente consegue se libertar disso e criar nossas próprias regras seremos muito mais felizes. Acho que estamos nesse caminho.
Não sei se vou casar ou não, mas em nenhum momento vou apressar as coisas por causa desse tipo de pressão. Aí é que ficam as cagadas que a gente faz na vida da gente… casamentos que não dão certo e tudo mais.
A gente tem que sentir o que é melhor pra gente e como viver a vida da forma que NOS satisfaz e não aos outros.
Bjoo Cafa! (recebi meu sabonete
hihi)
postado em 24.Jun, 2008
Renata
Nunca pensei em me casar, mas, por uma série de acasos, acabei casando. Me arrependi demais, e hoje fico pensando se terei coragem de me casar de novo. Acho que não deve ser um objetivo, e sim uma vontade comum. Não me vejo pressionando ninguém a se casar comigo; aliás, a pressão para que o relacionamento fique “sério” estraga muita relação promissora. Depois a mulherada não sabe por que os homens fogem…
postado em 24.Jun, 2008
Eliza
Infelizmente para mulher a situação é um bem pior…
A cobrança é muito maior, as frases sempre as mesmas:
- Vai ficar pra titia heim…
- Mulher depois dos 30 não casa mais heim…
Quando falo que não pretendo casar e nem sonho em ter filhos a situação piora…
Tomei até um susto qd descobri que minha avó colocou meu nome debaixo do Sto Antônio. kkkkkkkkk
Atualmente a mulher está muito mais inserida no mercado de trabalho, e com isso mais independente, muitas querem investir na carreira e casar mais tarde ou simplesmente morar sozinha, o problema é que as famílias tradicionais ainda não se adaptaram a nova realidade.
postado em 24.Jun, 2008
Ka
Nossa Cafa, esse papo é antigo!! Rssrsrs :S
Sempre fui meio avessa a estas historias de casamento de “tia”, enfim, acho que por isso que às vezes naum me sinto tao bem em fazer muito esses “sociais” de familia, me deprimo, acabo querendo estar meio na minha, acho q. fazemos parte dessa geraçao de quebrar conceitos do tempo dos nossos pais. Mas tem amigos q. ainda querem perpetuar certas idéias do passado, e adoram ficar comentando dos casorios dos amigos e te perguntando se o cara q. vc ficou vai te pedir em namoro (com aquela cara “ah tadinha, o cara naum quer nada com ela, vai continuar sozinha”). Q. sejam felizes os que se casam e os que naum se casam tb!
Bjos Cafa
postado em 24.Jun, 2008
Thomas - Papo de Bar
é complicado isso… agora que meio que me arranjei que pararam de me enxer… mas eh foda
postado em 24.Jun, 2008
Nenah
A minha família é tão tranquila com essas coisas.Eles acham melhor ficar solteiro do q arranjar casamento com qualquer um e ter q se divorciar daqui um tempo. Minha vó é ”moderna”.
Ahhh q legal q os brindes foram mandados, não vejo a hora de receber
beeijos lindãoo
postado em 24.Jun, 2008
Andressa/SP
Cafa, seu post veio em ótima hora…estou passando exatamente por isso, tenho dois irmão casados, com filhos e tudo mais, e a cobrança da família bateu na minha porta…deixei até de participar de muitas festinhas de família pra não ter q responder sempre as mesmas perguntinhas “chatas” das titias…Sou feliz solteira e independente..Não q eu não queira uma “Família Doriana”, eu quero com certeza, mas na hora certa e com a pessoa certa…
**Recebi meu sabonete e ameeiiiii…TKS !!!!
Bjinhos Cafa!!
postado em 24.Jun, 2008
rose
Oi cafa!
bom saber que tu tb passa por esses ‘perrengues’´…hehehe!
outra coisa: to sentindo falta das ‘aventuras do cafa”, ou tu tá mesmo sossegado nesse mês de festa junina??
até a próxima!!
postado em 24.Jun, 2008
Elaine França
Minha família tb é assim…é um saco! Mas já repeti mais de 500 vezes que não vou ficar com alguém só para provar para os outros q tenho compromisso…quero encontrar sim uma pessoa que me faça ter vontade de começar algo sério e que valia a pena….beijos cafa te adorooooo
postado em 24.Jun, 2008
Ana
Acho que o mais importante de tudo é a sua vontade.
Tem gente que é louca para casar, e não casar com “aquela” pessoa.
Somos frutos da geração da liberdade, então, casar, morar junto, namorar o resto da vida, tanto faz. Somos livres para fazermos o que quisermos.
Lidar com a pressão da sociedade é uma questão de escolha e não de obrigação. Basta saber se posicionar….
postado em 24.Jun, 2008
Thali
Oi Cafa, sobre a pesquisa dos sabonetes…
Eram brindes para as 200 primeiras certo?
E você sabe dizer se eles iriam enviar para todo o Brasil?
Fui uma das primeiras a responder, moro no interior do PR…
postado em 24.Jun, 2008
Verônica
Todas as minhas amigas namoram, todos os meus primos e primas com idade cabível namoram ou são casados.
Aqui em casa rola até um desespero por parte da minha mãe, qualquer homem que liga, que aparece na porta é o candidato para ser o “querido genro” dela,
, toda vez é a mesma coisa “Vê, você tá namorando?”, “Vê porque você ainda não começou a namorar?”, Isso quando ela não faz uma lista de candidatos e fica “Nossa Vê sabe aquele rapaz de tal lugar, ele é legal né? é bonito… inteligente… trabalhador…Porque vocês não ficam amigos?”
Eu já nem levo a mal, e nem me encomodo
mais, me limito a dizer “é mesmo néh mãe”, assim ela fica feliz e eu também, entendo a parte dela, em querer que eu fique estável com uma pessoa e que posso construir planos com ela, etc. Mas ninguém também disse que para pensar no futuro precisa estar a dois né?!
postado em 24.Jun, 2008
Adri
É verdade essa pressão existe mesmo, mas nunca dei bola pra isso não… nao tenho plano de casar nem ter filhos e os chatos de plantão que se F****
postado em 24.Jun, 2008
Luis Kantovitz
hahahahaha
lá em casa nunca rolou esse tipo d cobrança..pelo contrário, querem q eu seja feliz, mas nao querem q eu case agora..querem q eu aproveite, q eu não faça (filhos) merda e q eu me forme antes..aliás, to na sala do teu roomate..huehuehe
abraços
postado em 24.Jun, 2008
Sátiro
Reclamando da pressão aos vinte e poucos? Experimenta fazer 35 e continuar sendo um solteiro feliz e bem resolvido, pra você ver.
Estou até diminuindo as visitas ao meu pai (descasado duas vezes e mora sozinho hoje) porque não tenho mais bom humor pra responder à mesma pergunta toda vez que nos vemos, há mais de dez anos: “Você não acha que já está na hora de constituir família?”.
Saco, não adianta responder “Os tempos são outros, temos chance de criar nossos proprios modelos, as pessoas estão centradas em suas carreiras, em crescimento pessoal, as relações afetivas podem ser diferentes, ser menos castradoras, podar menos as pessoas, podemos aprender com os erros das gerações anteriores e fazer melhor, blablabla…”. Nada adianta. As pessoas casam e separam, ou casam e ficam infelizes, podadas, mas CONTINUAM TE ACONSELHANDO A FAZER IGUAL !!! Hoje, com a liberdade de criar seu próprio padrão, estar “sozinho” não é sinônimo de fracasso; é mais provável que a pessoa em questão viva bem consigo mesma, seus amigos e as pessoas próximas, e não ache necessário ter pressa de mudar isso.
O terrorismo é sempre o mesmo: “Você vai acabar sozinho!!!”. Muita gente acaba constituindo relações “estáveis” baseadas mais no medo do que em necessidades pessoais, e antes de saber quem você realmente é, ou o que você realmente quer da vida, você está aprisionado por filhos, compromissos pesados e obrigações sociais difíceis.
Nossa sociedade parece achar bonito e normal fazer pesadas concessões e renúncias em nome de ter família. Me desculpe, pessoal, a vida é curta, e renúncia sem um bom motivo NÃO É COMIGO !!! Se a relação me pede pra abrir mão de algo de que eu gosto muito, eu começo a me perguntar porque eu deveria fazer isso. Até porque, eu não peço isso de ninguém.
Tem um livro que estou lendo que estou achando interessantíssimo que trata exatamente disso. Chama-se “A cama na varanda”, o nome da autora é Regina Navarro Lins. Ele trata das mudanças profundas por que as relações afetivas modernas vêm passando. Recomendo a todos que estejam com esse tipo de questionamento, ele fundamentou bastante a visão que eu tinha a respeito.
postado em 24.Jun, 2008
Débora
Oi Cafa, tudo bom?
Gostei muito desse post tbem, pois tenho visto muito isso hoje, nas famílias das minhas amigas, todo mundo precionando para elas arrumarem namorados, para casarem e tudo mais, como se fosse a solução para dos problemas.
Mas, até que a minha família é bem tranquila, inclusive a minha avó acha que é uma bobagem casar, porque se resolver separar vai dar trabalho…. então, ela acha que o ideial é juntar, mas faz de tudo para a gente dar um bisneto à ela, pois das amigas é a única que não tem, rsss.
Beijos e estou aguardando a surpresa e a promoção do próximo post.
postado em 24.Jun, 2008
Lecticia
Minha avó acha que eu su lésbica, porque eu não ‘namoro’ e tenho muitas amigas.
Minha mãe prefere que ela ache isso do que saiba que eu tenho um não-namorado. =S
postado em 24.Jun, 2008
Gabi
Cafa, nossa situação é parecidíssima! hehehe na minha família as únicas “ovelhas negras” eram meu irmão e eu. Agora ele resolveu namorar sério (faz mais de um ano já…) e já se ouve assuntos de casamento! affffffff…. eu escuto o tempo todo minha mãe e meu pai (principalmente) cobrando pelo menos um namoro sério de minha parte. Qto aos outros familiares (tios, primos, etc…), eu evito frequentar festas de família pra num ouvir falatório! hehehehehe
bjo grande!
postado em 24.Jun, 2008
Fernnn
Rapaz, vc tirou a sorte grande: os seus leitores/comentaristas estão cada vez melhores !!!!!!!!!
Vc dá o pontapé inicial e a discussão deslancha aqui de modo supreendentemente bom…
Me identifico, discordo, questiono, penso e repenso sobre muita coisa graças a essa seção de comentários.
Interessante, vc, rapaz tão novo ainda – e homem – falar que sofre esse tipo de pressão, que eu sempre achei tão tipicamente feminina. Aliás, muito bom o comentário do Sátiro.
Fiquei feliz (aliviada?) de ver aqui algumas leitoras com pensamento semelhante ao meu. A pressão existe, mas não se deve namorar o namoro e nem casar com o casamento, não é mesmo?
É que eu também faço parte do grupo de mulheres que não têm como principal meta de vida casar e ter filhos – só evito falar disso em família pra não gerar conflitos….
Mas acho muito complicado quem tem isso (casamento e filhos) como única meta de vida… e se não conseguir, a vida não valeu a pena? E se o casamento é infeliz ou acaba, e os filhos estão criados, nada mais há a fazer ?
postado em 24.Jun, 2008
Dani
Já dizia Mario Quintana “sempre preferi deixar dezenas de mulheres esperançosas do que uma só desiludida” ..
.. no meu caso homens
postado em 24.Jun, 2008
Sujeito Oculto
Assino embaixo.
postado em 24.Jun, 2008
Juju
Cafa, dúvidas existenciais também vem me perturbando…me adiciona no msn? Juro que fico boazinha! Beijo.
postado em 24.Jun, 2008
Adriana
Nunca dei a mínima para os achaques moralistas de minha família e amigos quanto à minha aversão ao casamento.
Sou uma pessoa que não consegue imaginar em ter compromisso sério por um longo período, e acordar e dar de cara com um “estranho” ao lado.
Sou ariana, com ascendente em Áries, ou seja, te amo hoje; amanhã, é outra história.
Impossível alguém assim se casar nos moldes tradicionais. Ninguém, até hoje, aceitou.
De qualquer forma, quero ser feliz apenas, e isso não implica necessariamente em ter filhos e um barbado na minha cama todas as manhãs.
E viva a liberdade de ideais e atitudes.
p.s.: Cafa, recebi o mimo por Sedex. Adorei!!!
postado em 24.Jun, 2008
Marina
Todas as meninas que sofrem pressão de família tradicionalista deviam aparecer um dia com um cara bem louco, hevy metal todo tatuado e se tiver 5 piercings e cabelo verde melhor ainda. Isso naquele jantar da titia querida… Quero ver rolar alguma pressão depois dessa, hahaha…
postado em 24.Jun, 2008
Juliana
É, acho que pra grande parte das mulheres (e homens também, eu imagino) sempre tem uma fase “séria” e uma fase “pegação”. Obviamente os pais vão sempre gostar mais da fase séria, porque qual é o pai que não quer ter certeza de que a filha (ou filho, se bem que é mais improvável) estacionada com um cara só? Poucos pais já não gostam de saber que a filha transa, imagina se transa com vários diferenciados?
E mais, temos que levar em conta que a maior parte dos pais da “nossa geração” (de 20 a 30 anos) viveram em um tempo no qual ter uma única relação séria e casar era bem comum (na medida do possível). A modernidade ainda é estranha para eles. Já aceitei essa verdade absoluta na minha família, pelo menos, hahaha!
Como o Cafa sabiamente disse, se seus amigos não te aceitam como você é, troque de amigos, bolas. É mais fácil você reconhecer que amigos mudam do que tentar mudar seus amigos (sábia frase que li não sei aonde).
postado em 24.Jun, 2008
zek
Meu ponto fraco, eu nao aguento mais…….. toda a falação, mas pelo que vi nunca termina, se ta namorando é para casar se casou é para ter um filho… e por aí vai!!
Mas uma nova, eu nem casei e minha mãe ja ta falando em netos rsrsrrrs vai entender
postado em 24.Jun, 2008
Felipe
Adriana, totalmente fora da questão a minha curiosidade, mas você acha mesmo que a posição dos astros no dia do seu nascimento interferem na sua personalidade ?
postado em 24.Jun, 2008
Sid
Caro Cafa.
Não chego a ser cobrado pelos meus familiares, mas também passo por uns pequenos constrangimentos – principalmente, em festas de família. Sou mais um infeliz a ter que responder ao famigerado “cadê a namorada?”. É chato pensar que pode passar pela mente deles que sou gay ou um lisão (= arame liso = não “machuca” ninguém). Mais não pára por aí.
Há ainda uma ala da minha família que não deixa a minha ex ser esquecida. “Cadê a (nome da ex)?” – pergunta seguida sempre de elogios rasgados à beleza dela. É irritante, pois já terminamos há anos! Só que enquanto eu não volto a namorar… mesmo ela namorando com outro, a dita cuja é a minha eterna namorada até que se prove o contrário (entenda-se: aparecer com outra). Com tudo, ainda que eles não percebam, sigo me valorizando e a minha família. Para mostrar a eles, não faço minha namorada alguém que não tenha muito a ver. E nem para saciar uma fase de carência.
Acho que o post anterior teve o maior número de comentários do blog e não foi coincidência. O assunto: traição. Dica: nada de forçar à barra para oficializar relacionamentos apenas para dizer que os têm. Quem vive de mentiras, vive uma verdade infeliz.
Hasta luego
postado em 24.Jun, 2008
Thefy
Esse é um dilema na minha casa, pior ainda quando eu termino um namoro, são vários meses pegando no pé, perguntando se eu voltei atrás, para eu perdoar…blablabla, a pressão é grande, mas eu não ligo (ao menos finjo muito bem…ainda mais por estar solteira..rsrs) mas a questão é que as pessoas não entendem que as vezes queremos ficar só, sem preoculpação (não que namoro seja um fardo,pois adoro namorar..rs), mas tem momentos da vida que a única presença que importa é a sua própria, não a solidão, mas simplesmente de colocar à frente seus objetivos, sua própria vida e não querer dividir no momento com ninguém…
Bjokas Cafa,
Adorei o post.
postado em 24.Jun, 2008
sah
Na realidade o mundo é altamente machista.
Homem solteirão é aquele charme… Agora mulher solteirona é encalhada mesmo!
Eu adorei a parte do: “Sei não viu, o cafa até hoje nunca namorou por muito tempo, divide apartamento com um homem em São Paulo. Tem alguma coisa estranha.” Raxei de riiiir. hiahauihiauhia
Bjo cafajeste mais amado do mundo virtual.
postado em 24.Jun, 2008
Renata Marques
Ola…vim parabeniza-lo pelo sucesso do post.Suas aventuras e dicas sao fantasticas!!!!
Beijos
e sucesso sempre!!;)
postado em 24.Jun, 2008
Bauzinha
a maior cobrança não vem da minha família ou amigos, vem de mim mesmo. assim eles nem cobram, pois sabem como eu me decepciono com isso.
Além do mais eu realmente preciso de alguém pra esquecer um estrago da minha vida.
postado em 24.Jun, 2008
Ju
HI, Cafa .. lah em casa eh o contrario … meus pais naum querem que meu irmão com 24 e eu com 21 casemos nem tão cedo, e quanto ao resto da família prefiro não prestar atenção nos comentários deles, se não jah teria casado com 17 .. hauhau
postado em 24.Jun, 2008
Ana
Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Eu ganhei sabonete e adorei!!!!Cafa, vamo que vamo pq se preocupar com isso é normal. Depois de casar, ter filhos e parara vai ter é pitaco em casamento,educação dos filhos.Jamaaaaaaaaaaais estaremos livres!
Vou ser me repetitiva como outras leitoras já foram.Adoooro os seus textos!
Beijos
postado em 24.Jun, 2008
Monna
Não consigo imaginar o cafa morando com o aprendiz,
vcs sao muito diferentes =o , rs
Em relaçao ao post, acho que todo pai sonha com casamento dos filhos, e com netos, e segundo meus pais, se depender de mim eles nao vão viver pra ver isso, haha, ainda bem que eles estão cientes disso, rs.
bj, cafa.
postado em 24.Jun, 2008
Camila ( carioca)
Post interessante, esse.
Acho que a questão central aí não é a cobrança da família em si, mas sim uma cobrança SOCIAL. A sociedade veicula a felicidade ao casamento/ construçãod e família. Quem não se ” enquadra” nesse padrão, fica como ovelha negra mesmo…como se tivesse algum ” problema”. É difícil para as pessoas aceitarem e RESPEITAREM qdo vc não coloca o casamento ou uma relação mais séria como prioridade. Conheço pessoas que nunca se casaram, mas que possuem uma carreira brilhante, viajaram o mundo inteiro e vivem como elas querem, afinal, não possuem ” obrigações” de criar filhos. E SÃO MUITO FELIZES ASSIM ! Essa é uma opção de cada um…e concordo com vc, quem não te entende ou não te respeita, não dá pra continuar como amigo. E pra finalizar, é engraçado ver sua mãe te cobrando esse tipo de coisa, sendo vc ainda tão novo!
Well, that´s all.
Continue com os ótimos posts.
Bjinhos
postado em 24.Jun, 2008
vanessa lopes
AHAHAHAH, relaxa Cafa…
nem tudo é para todos, já falei pra minha mãe.
Melhor viver soilteiro(a) feliz que pseudo casado (o)…
postado em 24.Jun, 2008
Carol Souza
Oi Cafa, tudo bem?
Recebi o sabonete sim, bem bacana por sinal!
Vou aguardar a próxima novidade!
Um beijo,
postado em 24.Jun, 2008
Rê F.
Sid, como sempre, tirando as palavras da minha boca!
Sátiro… te quero! hahahaha… achei perfeito oq falou, tô quase copiando e mandando um e-mail dizendo que é um texto do Arnaldo Jabor!! kkkk…
Graças a Deus, tenho mãe e tias muito sussas e modernosas que me aconselham a curtir a vida e a construir minha independência.
Creio que essas “tias velhas” que ficam atormentando com essas perguntas impertinentes querem é material pra fofoca. Quer você diga que sim, quer diga que não… ela terá um bom tema no próximo chá! Então… foda-se né?!
Beijinhos
postado em 24.Jun, 2008
Sátiro
Tenho que concordar com a Fernnn; os comentários estão virando uma atração à parte do seu site. Discussões muito interessantes surgem dos seus posts. O site está quase virando um grupo de discussão sobre relacionamentos…
Sem falar que estou de alma lavada vendo tantas mulheres fazendo comentários inteligentes manifestando apoio e compartilhando da nossa posição. Ainda há esperanças para os relacionamentos arejados, modernos e saudáveis…
postado em 24.Jun, 2008
Sátiro
Ô, Rê… pena que 400 quilômetros nos separam…rs… sou do Rio de Janeiro…
Mas se quiser bater um papo, clica aí no meu nick e manda um comentário com o seu MSN, que eu adiciono, e obviamente não publico
beijos.
postado em 24.Jun, 2008
Sátiro
Puuuuuutz, só depois caiu a ficha sobre o comentário de mandar um e-mail atribuindo ao Jabor…obrigado pelo crédito…rssssssssss
postado em 24.Jun, 2008
Leandhro
Ih meu, agora tá ficando com fama de baitola na familia. Eu também divido apto com mais um amigo, minha mãe também já veio com um papo desses uma vez.
Ela disse: Meu filho, pode se abrir com a mamãe, você é gay?
Eu me matava de rir.
postado em 24.Jun, 2008
Thata
Eu só tenho 19 anos, então nada de casamento por enquanto. Eu sei minha mãe quer um neto, mas ela vive me dizendo que casar é besteira. Ela e minha família inteira, na verdade.
Só minha vó ainda pergunta se eu não tenho nenhum namorado. Mas ainda assim acho que ela prefere quando eu digo não. O dia que eu falar o sim, acho que ela vai me dar milhões de recomendações pra eu me cuidar.
Bejoo :*
postado em 24.Jun, 2008
Manu
Noossa, meus tios sao descarados mesmo…
-ainda sem namorado?!
-é, pois é… o.O
it sucks!
beijo, cafa! *:
postado em 24.Jun, 2008
Carol
E sabe o que é pior??
1. As pessoas sempre perguntam: “e como andam os namorados??”. Caraca, que pergunta escrota!! Dá vontade de dar uma de celebridade e falar: “Não falo sobre a minha vida pessoal.. “. rs
2. Sempre que respondemos que estamos sozinhos, eles fazem uma cara tão feia que começamos a ter que inventar razões pra estarmos sozinhos: “ah.. tenho tempo pra isso não!”.. ou ..”os homens hoje em dia não prestam!” (isso é, em parte verdade.. rs).. Todas mentirosas, porque ninguém aceita o simples: “ainda não apareceu ninguém que eu gostasse, que ao mesmo tempo gostasse de mim, que valesse a pena alguns sacrifícios que a vida a dois requer, que estivesse no mesmo momento da vida que eu .. e todas essas coisas que um relacionamento precisa pra ser bom..”.
Mas é o seguinte, Cafa: não se deixe abalar por eles. Obvio que é ótimo estar junto de alguém que gostamos, compartilhar momentos legais.. mas é isso.. PESSOAS QUE GOSTAMOS.. se nao tem essa categoria de pessoa na sua vida, a gente aproveita e se diverte muito com os amigos.. o que, convenhamos, é MARAVILHOSO!
Besos!!
E um brinde a nós.. pessoas solteiras que sabem se divertir e não aceitam qualquer coisa!
postado em 24.Jun, 2008
Sam
Permissão para discordar da maioria dos casos?? Não é SEMPRE assim. Meu avô morria de medo de namoro longo das netas. Ele era cientista, e a maioria das doutorandas dele eram mulheres. Muitas abandonavam td indo atrás de marido, uma até recusou estudar na França por causa de namorado, e ele ficava puto. Daí a preocupação com a independencia das netas… Mas ele era exceção, ainda mais pela idade. A maioria não é assim; infelizmente os tempos mudam mais rápido do que os valores. Se hj é assim, imaginem ter 30 anos e ser solteiro há 25 anos atrás?? Putz…
Bjo!
postado em 24.Jun, 2008
Lai
Ola Cafa!!
Dante disso tudo que vc falou , eu penso e me pergunto …será que só somos felizes se estivermos namorando o casados ? P…. sinceramente acho um saco esse negocio de namoro serio e casamento …as pessoas ficam muito chatas , parecem que ficam idiotas , babacas…e sem falar que a preparaçõa do casamento , o casamento em si em um saco …acho tudo falso moralismo ( os que eu vejo por ai) e sem falar tb akele velha frase ” ele é o homem ideal pra mim ” qui p …qui nada …meus pais passaram 27 casados e ha 3 anos se separam …. ele parecia o homem perfeito ….e era um perfeito mentiroso hauahauah …Desculpe mas tive q desabafar ..enfim está solteiro é sim sinonimo de felicidade …. mas lanchinhos tem q esta na jogada se não é dificl heim …
Bjos
postado em 24.Jun, 2008
Dani
Ai cafa, q post chatinho…
Volte com as dicas safadinhas q são muito mais uteis!
Beijos!
postado em 24.Jun, 2008
Sisa
Bom, dando palpite de novo, acho que isso de “Bom é ser solteiro” fazendo pouco caso de quem quer casar também é radicalismo demais. As pessoas estão tão acostumadas a ver relações degradadas e degradantes que resolvem dar uma de “moderninhas” e colocar na cabeça que “ser solteira que é bom”. Cada história é uma história e cada um faz a sua, já vi gente que não se imaginava casada conhecer alguém e mudar de idéia, já conheci gente que queria muito casar mas na hora de escolher entre casar e outra coisa (por exemplo, carreira), viu que casar não era importante assim… Então acho que é melhor estar solteira a namorar/ casar com qualquer coisa, mas daí a falar que ser solteira é a única forma de ser feliz… Dá licença mas aposto que muitas das que falaram isso abraçam o travesseiro de noite e ficam tristes porque não têm namorado, e ficam nessa de “solteira é bom” pra não pagar de encalhada. Eu atualmente tou solteira porque prefiro ficar solteira a ficar com qualquer um, mas claro que queria alguém que valha a pena!
postado em 24.Jun, 2008
R.
a cobrança de minha mãe é dupla… me cobra pela falta de namorada e pela falta de carteira assinada. ela não entende que devido aos meus freelas eu nunca precisei correr atrás de “escritórios” e que sou muito mais feliz com minhas mulheres, rs. é o eterno choque de gerações… fica a pergunta, o que a próxima irá nos aprontar?
postado em 24.Jun, 2008
Carol
ultimamente minha família anda pegando no meu pé, mas eu ligo o foda-se não vou namorar só pq todo mundo tá namorando pra todos acharem que sou ‘moça de família’.
postado em 24.Jun, 2008
Ana Paula
As pessoas adoram cobrar!!! Nós mesmo adoramos isso… e toda a rotulagem q acarreta!
É o famoso… Tá solteira? Tô… Que chato neh!
Putz, é aí que tá, não é chato não… sabendo aproveitar o status solteiro!
Se eu for ficar stressada como essa gente toda aí de cima… eu vou ser só mais uma na multidão de desesperados sem resolver nem aproveitar nada!
postado em 24.Jun, 2008
Cinty
“Quem vive de mentiras, vive uma verdade infeliz.”adorei a frase, Sid! ela completa uma que sempre carrego comigo: “mentiras sinceras não me interessam…”
Mas, Cafa, adorei o post!
essa cobrança da familia é um saco, mesmo!
eu já passei por isso na adolescência qdo todos os meus primos tinham seus ficantes e eu, nada!..a opção era minha minha, mas todos achavam que eu era problemática….e, agora que terminei um namoro de 5 anos, as cobranças foram retomadas: “cadê fulano?”, vc não tá namorando mais? tem que arrumar outro pra substituir…mas nem se quer me perguntam se eu estou à caça de alguém.. Em contrapartida, hoje escutei da minha chefitia: …não namora agora , não! vc vai se formar, aproveita, curta agora sua liberdade…, eu hein, namora só depois, que você já tiver com seu “burro na sombra”, pq assim, vc não fica limitada à uma pessoa, pode ir trabalhar em qq lugar sem ficar pressa a quem quer q seja!
Decidi ficar com a segunda corrente de pensamento!
rsrsrs
postado em 24.Jun, 2008
Cinty
ah! Cafa…
vc poderia fazer um post mostrando sua opnião sobre aqueles que preferem estar com alguém à estar sozinhos, há muita gente assim, que prefere ficar com uma pessoa, que as vezes nem é aquela que à completa, mas só para não se sentir sozinho..acabam emendando um relacioamento no outro e, nunca sabem o que querem… Bom, já li tanta coisa por aqui, mas, sinceramente, não me recordo de ter escrito sobre isso, e tbm nem sei se é do seu interesse!
Mas, foi só uma idéia!
postado em 24.Jun, 2008
Ariel
Quanto a isso acho que todas as familias são iguais…sempre há tios engraçadinhos…a minha não é diferente. mais sinceramente pouco me preocupo. tenho uma tia que desde que eu tinha 15 anos ela dizia que eramos encalhadas (eu e minha primas) e hj eu tenho 25….na visão dela eu continuo encalhada. hj depois de tanto “incentivo” sua filha mais nova tem duas crianças de pais diferente é é solteira, detalhe tem apenas 20 anos.
Ainda hj me perguntaram se eu não pensava em casar…. sinceramente eu não penso! na minha opinião o casamento ou qualquer tipo de relacionamento serio… precisa de confiança entre as partes, amor, paixão, carinho e etc. não vejo logica em ficar pensando em casamento quando vc não tem ninguem especial para compartilhar a vida (seja casa ou morar junto…ou qualquer coisa da sua preferencia) ficar pensando em casar por casar é ficar fantasiando….há pessoas que sucumbem a pressão e passam a viver no mundo da fantasia esperando casar…. contruir familia e etc… esperam o final feliz….. e esquecem de viver o “durante feliz”.
postado em 24.Jun, 2008
Ka
Minha família quer mais q eu fique solteira e conquiste minha independencia financeira.. entao acho q se eu falar hj q vou me casar é capaz deles entrarem com um mandato de segurança me impedindo de fazer isso.. e ainda alegarão insanidade.. rs
Meus amigos gostam de mim solteira ou namorando.. acho q como vc disse, se amigos é a família q a gt escolhe, nessa questão escolhi a família certa…
E enquanto ELE nao aparece gasto meu dinheiro em viagens, bebidas e coisinhas fofas!
Beijos
postado em 24.Jun, 2008
Isa Biancardi
Ainda bem q naum recebo essas criticas por parte dos amigos…
Agora da familia…sai da reta…¬¬
faz mais de 1 ano q terminei meu namoro e meus pais ainda encanam com meu ex soh pq ainda falo com ele(afinal de contas oq terminou entra a gnte foi o namoro, nao a nossa amizade…^^)
Eh um saco ter q ficar ouvindo: “E ai cade o namorado?” – com aquela ironiazinha irritante…¬¬
Definitivamente naum rola…
mto legal o post Cafa…
e parabens pelo sucesso do blog…^^
bjins..
=***
PS.: desconsidere o comentario anterior e apague-o…por favor…^^
postado em 24.Jun, 2008
Dee
Ai, que sorte eu tive de ter uma família que além de não criticar, ainda apoia minha decisão de não casar e ter filhos! \o/
Mas eu ainda deixo as pessoas chocadas quando digo isso.
postado em 24.Jun, 2008
Harry Porker
Ae Cafa!!
Qto tempo nao apareço por aqui! Como tá a vida boa?! rs
Dei um tempo no seu blog e na internet em geral… problemas pessoais! Mas cá estou (e já li todos, por consideração ao que escreve! ahahhah…)
Comentário sobre o tópico… A minha família, apesar de ser beeeeemmmm tradicional, nao me pressionam nesse assunto… pelo contrário! minha mãe fala pra eu não casar e viver sozinho! (ponto positivo!). O ponto negativo é que quando eu arrumar alguem eles ficarão palpitando na minha vida e escolha (basicamente procurando defeitos!). Isto acontece com o meu irmão! Agora a respeito de amigos esse sim tem sido um problema pra mim… Minha vida segue uma linha similar à sua, de mulheres sim, namoros não! Entao eu sou sempre o “solteirao” da turma… isso é um saco pra sair – Programa de casais! Consegue imaginar né!? ahahahahah
É isso! Bom voltar aqui pra aprender, compartilhar e rir um pouco da “vida como ela é”! ahahahaha
Muitos topicos interessantes na minha ausência que gostaria de ter participado! virão outros esperamos!
Abraço!
postado em 24.Jun, 2008
Carol
Ah eu recebi meu sabonetinho ontem!!!
postado em 24.Jun, 2008
Anna
Nossa, ótimo post! A minha família agradece por eu estar solteira e pega muito menos no meu pé qdo eu saio com amigos, pra baladas e tals do q qdo eu namorava… aí sim era um inferno!! Meu pai com uma ciumeiiiira. Enfim, solteira tenho mais liberdade e incentivo deles. Por outro lado, a cobrança vem dos amigos, q teimam em sair d casalzinho (arght!) e insinuar q vc tá encalhada. Difícil isso. Porém, tanto qto os namorados, os amigos podem entrar em rotatividade… qdo começam a cobrar, a se meter demais, eh hora de circular e ver quem te aceita do jeito q vc é msm.
postado em 25.Jun, 2008
Camila
Cafa, quando eu era solteira, uma das minhas tias me olhava com cara de pena, por eu nao ter namorado. Quando eu conheci o meu marido (que é alemao), ela ficou buzinando na orelha da minha mae que ela nao deveria me deixar viajar pra Alemanha e blablabla. Casei e a minha família ama o meu marido. O que enche o saco é a cobranca por parte das tias, pra que eu tenha filhos. Meus pais sao tranquilos com relacao à minha decisao de nao ter filhos (ao menos por enquanto, já que eu sou casada há apenas 1 ano e meio). Nao entendo a cobranca das minhas tias, já que eu moro na Alemanha e se eu tiver um filho, elas terao contato no máximo uma vez por ano, quando eu for visitar os meus pais…
postado em 25.Jun, 2008
Gabirita
kkkkkkkkkkk
meu pai ta quase me dando um dote pra casar logo!! kkkkkkkk
Ainda mais agora que meus dois irmãos se casaram e eu não moro com meus pais..divido apto tbm..
ta difícil as coisas pro meu lado..rs..
Eu ainda não recebi o sabonetinho..acho que fui uma das primeiras a responder..que pena
bjssssss Cafaaaaaa!!!
postado em 25.Jun, 2008
Alexandre
Eu e minha irmã nem temos muitas cobranças em relação a casar, ter filhos e tal. Todos os nossos primos casaram, mas pelo motivo errado: gravidez indesejada.
Por conta disso, acho que temos imunidade até os 30 anos, quanto a ficarmos solteiros e sem filhos.
postado em 25.Jun, 2008
Luiza
Cafa, 1º obrigada pelo sabonete, chegou lá em casa na segunda, super cheiroso, obrigada.
Agora, vamos comentar o Post.
Esse lance de pressão para casar existe mesmo, tanto de amigos qto da família, e o segredo para levar na boa, no caso de vc ainda não se sentir preparado para adentrar no universo dos encoleirados, é seguir a filosofia ruminante: cagar e andar. Qto mais vc se sentir incomodado com os comentários das pessoas do tipo “Vai ficar p Titia heim?!”, mais elas vão implicar.
Eu tenho 28 anos, namoro há 2, e só vou parar para pensar na possibilidade de casar depois dos 30. Primeiro pq não tenho grana p casar, segundo pq não tenho grana ainda p sair de casa, terceiro…pra que a pressa??
postado em 25.Jun, 2008
Jazz
Eu já alcancei independência financeira, mas ainda moro com os pais (eu sustento). Existe a cobrança mas eu jpa avisei que eu NÃO VOU CASAR.
e ponto final. Estou meio que nem você: para encontrar alguém, é difícil e quase impossível não se decepcionar. Bate uma solidão às vezes, mas é resolvida com baladas (rsrsrs), pelo menos, paliativamente. E enquanto houver amigos, não se está só.
Acho que a pior das cobranças mesmo é quando é do namorado. Uma amiga foi pedida em casamento – coisa que ela já havia deletado também e agora está numa sinuca. Po… mas o cara é muito sem noção! Nem tem um emprego que preste, vai ver quer que ela o sustente…
Deus, dê-me paciência!
postado em 25.Jun, 2008
Vivi
Olá Cafa… sou gaúcha e leitora do seu blog a bastante tempo, mas nunca havia deixado nenhum comentário até então…
Achei interessante este post porque é o que eu estou passando no momento… tenho 23 anos e estou solteira a 2 anos… e pretendo continuar por um bom tempo assim! Está mais que bom… o problema é que sou a única da família que não pensa em “brincar de casinha”… uma prq não encontrei a pessoa certa e outra porque me dedico demais ao trabalho e estudos… faÇo eng ambiental!! E isso exige muitaaa dedicação… meu “caso” é com a natureza no momento hehehe
Mas vai fazer a família entender isso neh? Ainda mais quando se tem uma irmã mais nova (21) que já está planejando o casamento e filhos e etc… ninguém mereceee!!!
tenho que escutar: “tu vai ficar pra titia”
Não entendem que estar solteira é uma opção minha… NÃO ESTOU ENCALHADA hahahaha
Beijos querido… continue postando assuntos legais para nos divertir e tirar proveito de algumas dicas!!
postado em 25.Jun, 2008
Giu
Meu caso…eu ganhei o status de ovelha negra da família. Mas o importante é não ligar, não encanar e levar a vida. Tem gente que para viver, tem que “encarnar” em alguém…Fatos da vida!
Boa semana!
bejos
postado em 25.Jun, 2008
Buru
Pois é, Cafa, você acredita que no chá de panela do meu cunhado ele e a noiva ainda nem tinham aberto os presentes e a as tias já estavam perguntando quando EU vou casar? Ainda falaram que a gente está namorando há muito tempo. Que que elas têm com isso?
Beijos beijos!
postado em 25.Jun, 2008
Déia.
Já me acostumei, e pode se falar quealgumas vezesb até me divirto com essas cobranças da minha familia. Antes acreditava que quem tinha algo errado comigo, pois era a unica da minha familia a estar solteira, principalmente pq sou a mais velha, mas agora sei que estou solteira por uma opção e estou feliz com isso.
p.s. a minha opção de estar solteira irá persistir até q eu consiga bater de frente com um santista cafageste que ainda está solteiro na praça..hehehhe
bjus
postado em 25.Jun, 2008
Rafaela
OI Cafa!
Nossa é exatamento o que acontece comigo!
Não aguento o pessoal me cobrado um relacionamento sério!
Eu moro sozinha, mas todas as vezes que minha mãe liga ela pergunta se não arrumei nenhum carinha para um namoro sério! fora as amigas tbm, a avó, a madrinha, a tia menos o meu pai que diz que eu tenho que aproveitar ao máximo!!!!! e é o que faço a risca!
beijos
postado em 25.Jun, 2008
Bruna
Como ainda sou novinha(18 anos), minha família não costuma cobrar tanto um namoro sério.Mas muita gente me acha estranha por nunca ter namorado.Estou bem assim, vejo tantos casais infelizes ou caindo numa rotina entediante só para manter aparências, que não entendo porque as pessoas acham que estar solteiro é está solitário.
postado em 25.Jun, 2008
Tila
Cafa, não tem problema vc ou eu querermos uma pessoa ao nosso lado, que não sejam os amigos, família… Se cobram, especialmente a família, é pq para eles a felicidade está em se casar, noivar, namorar sério, e pensam que para vc tb é assim. É fato que todos queremos uma pessoa. Repare nas letras das músicas, nos papos, blogs… Tudo fala de relacionamentos, explicita ou implicitamente, tanto pra falar que é bom, quanto pra falar que é um saco. Fala-se muito de pegação, beijar, transar com todo mundo. Sexo é ótimo, beijo na boca tb, tanto em quantidade como em qualidade, mas todos nós acabamos com um vazio estranho, pq uma hora tudo isso cansa. Fique tranquilo, aposto que sua família não acha que vc é gay ou que não tem mais solução. Falam pq querem sua felicidade.
postado em 25.Jun, 2008
Eugenia
Olha… na média, vejo os solteiros mais felizes que os casados. As meninas que namoram têm bons momentos, mas têm muuuitos mais momentos ruins: é o cara q trai, ou é insensível, ou não tem dinheiro pra nada, ou ñ quer sair, ou ñ quer transar… as brigas… problemas c a família dele…
Já as solteiras…. só reclamam mesmo dia 12 de junho… dps, passam o resto do tempo rindo dos casinhos…
é isso, na média os solteiros riem mais!
postado em 25.Jun, 2008
Eugenia
Os homens, então… nem se fala… os casados morrem de inveja das farras dos solteiros!
postado em 25.Jun, 2008
Loiras
Sempre tem alguém na familia que toca nesse assunto.
“E ai, tá namorando?”
“Quando que vai me dar um genro?”
Essa desição é pessoal e não coletiva :/
postado em 25.Jun, 2008
Loiras
ops, erro de digitação!
*”decisão”
postado em 25.Jun, 2008
Lyla
Oi Cafa
Sobre o espinhoso assunto da solteirice…
Concordo plenamente com a Sisa! Desconfio deste individualismo moderno e bem resolvido, embora ache que apenas uns 5% das pessoas se dão bem em relacionamentos. Logicamente, mil vezes solteira que casar (ou namorar) mal.
Sua família gosta de você, eles podem não ser perfeitos mas se estão dando estes palpites é porque querem ver você bem. Ainda que este “estar bem” que eles supõem não é bem o que você acha.
Amigos são ótimos, mas penso que devemos ter outras alternativas para administrar a solidão.
Um trabalho legal, esportes, hobbies, entretenimento. Você tem apenas 20 e poucos anos, mas à medida em que o tempo for passando os seus amigos vão provavelmente se comprometer com alguém.
Aí você tem que recorrer a essas estratégias que mencionei e ir sempre renovando os amigos (como você faz com a sua geladeira).
O tempo passa, as pessoas mudam, vão embora… Não dá pra contar com elas pra sempre.
postado em 25.Jun, 2008
Brenda
Cafa,
Só pra constar:
Recebi o sabonete e adorei a gentileza!
Bjs
postado em 25.Jun, 2008
Dzinha
Como o útlimo solteiro da família (meu irmão) casa sábado, já estou preparada pra esse tipo de comentário… Até nem é surpresa pra mim eles acharem que sou lésbica…. Ai ai.. se soubessem um terço da missa…
Enfim, como eu moro sozinha e pago minhas contas, ligo o foda-se pra geral. Eu quero é viver feliz. Prefiro estar sozinha e vivendo da maneira que mais me agrade, do que estar casada por pura convenção social e ser infeliz com um marido babaca.
Beijos pra tu.
postado em 25.Jun, 2008
Dan Falabella
eu recebi sabonetinho!!! aliás vem sabonete pra caramba e delicioso! Valeu cafa! O blog é super divertido e o esquema da promoção foi uma iniciativa super bacana! Valeu
postado em 25.Jun, 2008
Vanessa
olha só a família do cafa achando que ele é gay
eles tinham q le um tiquinho do seu blog
heuehue
postado em 25.Jun, 2008
ManuUh
Cafa du ceu ! ^^
sei ki vc jah deve ta cansado de ouvir isso , mais eu preciso falaaar … Virei sua fã de carteirinha, te encontrei por acaso na net e axei teus textos um maximO !!! Nunca nenhum blog prendeu tanto a minha atenção como o seu, de verdade parabens pelo talento , prender a atenção de pessoa desconhecida , com assuntos rotineiros … realmente tem ki ter talento !!
Sobre o post , jah me acustumei com as piadinhas de “encalhada” ki tenho ki ouvir sempre , maaais to nem aih , nem ligo !! rsrsrs …
beijos ‘
postado em 25.Jun, 2008
Renata
Cara muito bom teu site
E pra quer um pouco de humor escrachado, não só as mulheres http://www.nada-mais-me-lembro.blogspot.com pq o blog promove o lado feio de varios e faz nos sentir melhor.
postado em 25.Jun, 2008
Iris
Cafa!
Estou escrevendo pra dizer que eu recebi!!!
Fiquei muito surpresa, pois nem lembrava mais, e eu respondi alguns dias dp que vc divulgou, então achava que já tinha ultrapassado!
Claro que eu respondi ao questionário pq eu acreditei em vc, e dessa vez valeu acreditar “nas palavras/promessas de um cafa… rsrs
Sb o post, realmente a família, os vizinhos, os conhecidos… todos sempre têm uma opinião, um palpite pra dar e se a gente for escutar tudo, sempre seremos ovelhas negras…
O importante é a gente entender que nunca agradaremos a todos e que devemos viver nossas vidas da forma que acharmos correto.
Se arrumamos namorado: Qdo será o casamento?
Se casamos: Qdo terão filhos?
Se temos filhos: Qdo darão mais irmãozinhos? …
Além do que, muitas decisões e acontecimentos em nossas vidas não dependem somente de nós mesmos.
Quem não quer ser feliz? Quem não quer ter uma pessoa especial ao lado?
Sua fã
Bjs!
postado em 25.Jun, 2008
Bia
ai ai Cafa! às vezes não consigo relativizar as bobagens que vc fala com o fato de ter só 20 e poucos… ah nemmm. Então o padrão de felicidade q devemos perseguir é tudo culpa da Igreja??? ah fala sério, pensa um pouco e dá uma olhada na história da humanidade… Qto ao resto nem vou comentar… adoro seu blog, mas não resisti… bjos
postado em 25.Jun, 2008
Érica
Nossa, pior que é verdade…
E essa cobrança é uma avalanche sem fim viu: se você está solteiro querem que você se ‘arranje’, se está namorando querem saber quando vão receber o convite do casamento, mal voltou da lua-de-mel já perguntam quando vem o herdeiro… Digo que só falta perguntar quando é que vão se separar!!!! Pior que na fase solteira ouvi isso da minha mãe: “quando que você vai sossegar de sair?”. Sossego pra minha e pra algumas mães é namorar e ficar mais em casa, dormir no namorado e não vagar pela noite…
Essa coisa de igreja piora quando se você decide se casar mas só no cartório, dae se a família né mais tradicional cai matando mesmo, até vão falar que se não entrar na igreja dá azar. Esse problema é mais cultural mesmo…
Bom post!
postado em 25.Jun, 2008
Hanny Meire
Olá, Cafa !!!! Pra começar, gostei muito do tema desse post !
Adoro quando você deixa um pouco de lado aquela superficialidade de falar em “lanchinhos” e afins, pois percebo que você tem conteúdo também !
Creio eu que todo mundo já passou por esse tipo de cobrança … aliás, na vida, o que mais recebemos são cobranças… já passou de ano ? Vestibular para quê? Pós, mestrado, doutorado? Emprego estável ? Vai noivar, casar, ter filhos, irmão para o mais velho? E por ai, vai… mas sabe o por quê de tudo isso ? Não ? São dois motivos: AMOR e PREOCUPAÇÃO !
Só quem nos ama de verdade se preocupa com nossa vida. Sim, nossos pais, irmão, parente e amigos (de verdade), pois veja os “amigos de bar”, ele nem ligam para o que você anda fazendo da sua vida !
Eu acho que todos nós devemos ouvir as cobranças, conselhos, agradecer e seguir em frente, lutando pelo que queremos de verdade. E, é claro, dizer isso a todas as essas pessoas, para que elas entendam que, por mais que nos amem, quem manda mesmo na nossa vida é nossa VONTADE !
Eu não recebo cobranças aqui em casa. Na minha família, somos todos livres para fazermos o que quisermos da vida, aliás, a única coisa que temos obrigação é de nos formarmos e trabalharmos. Mas podemos casar ou ficar solteiros, que ninguém se mete. Meus parentes sempre perguntam, mas isso acontece por que raramente os vejo e acho normal quererem saber como estou.
Eu passei toda a minha vida dizendo que nunca casaria nem teria filhos…mas hoje, confesso que penso diferente. Com o tempo, nós crescemos e amadurecemos, e isso é inevitável… você pode até demorar para amadurecer mas isso vai ter que acontecer… você vai começar a sentir falta de ter uma vida mais adulta e cheia de responsabilidades.(Aliás, não é preciso ser casado para se ter responsabilidades na vida, não é ?) E quem disse que não é bom ser responsável? Ou você acha que vai conseguir chegar aos 35 anos de idade com essa vidinha de 21 ? Não tem como, por que com certeza seus amigos estarão amadurecidos, casados, e você vai ter se contentar em fazer amizades com pessoas mais jovens que vivem num mundo diferente do seu, e vai começar a se sentir “velho”, ou então por fora da realidade deles. Vai chegar um tempo que você mesmo sentirá falta de ter conversas mais maduras e vai ser chamado de “velho” por que seus amigos mais jovens não tem as mesmas experiências que você. E nisso, vai crescer um imenso vazio em ti.
Uma hora, Cafa, você vai perceber o quanto a sua vida anda vazia com tantos “lachinhos” e farras. Vai começar a sentir falta de falar sobre coisas da sua vida, dúvidas, futuro, passado e vai olhar para o lanchinho do seu lado, e perceber que para isso ela não serve. Com certeza, vai querer receber carinho e não apenas preliminares… vai querer ver uma mulher que te ama te olhar com ternura e isso vai te deixar tão feliz que nem sentirá falta de sair com os amigos como vc saía antigamente. Você vai perceber que pode conversar sobre qualquer coisa e tem uma pessoa do seu lado, te ouvindo, prestando atenção em você e saberá que contará com ela para qualquer coisa, desde a viajar de uma hora pra outra, até a cuidar de você quando você estiver doente !
Uma hora, a gente quer sim, alguém do/ao nosso lado. E não me venham com essa hipocrisia de “não tenho tempo por causa do meu trabalho/estudo”; sejam honestos e digam “preciso ficar um tempo só por que me decepcionei/ não estou encontrando um homem (uma mulher) que queira algo sério”. Sinceramente, nós podemos ser felizes sozinhos, todavia, não existe essa história de você preencher a lacuna de um ser amado com trabalho/ estudo/ amigos. Nós SEMPRE estudaremos, trabalharemos e teremos amigos, logo, não poderemos passar a vida toda sem um amor para dividirmos a vida usando essas desculpas…
Não tenho nada contra quem quer/não quer casar e/ou ter filhos…aliás, quem sou eu, rs ! Só acho sem noção usar trabalho/ estudo/ amigos como resposta para a falta de um namorado.
Tenho muitos amigos e amigas que já casaram, tiveram ou não filhos, e todos me dizem aquilo que sei: que tem seu lado bom e ruim. – Ah, antes que você pense mal, não tenho nenhuma amiga “dondoca”, viu, todas são formadas (ou estão se formando) e trabalham fora. Não há nenhuma “Amélia”. – Que é maravilhoso acordar ao lado de quem se ama, poder contar com aquela pessoa, viajar, sair, dividir responsabilidades e tal… que tem o lado chato das brigas, de chamar o pedreiro, limpar e arrumar a casa, cozinhar, pagar as contas, as manias chatas que tem que aturar, etc, essas coisas que não fazíamos (ou fazíamos menos) na nossa casa. Mas na nossa casa, vivendo em família, não temos também essas chateações ? Morando sozinho, também não ? ( O alguém vai me dizer que pretende morar a vida toda na casa dos pais ? Ah, me poupa…). Então, qual é a diferença entre casar/ morar só/ morar com os pais ? Teremos sempre responsabilidades, problemas a serem resolvidos, convivência com manias chatas, tarefas, etc.
Pois eu te digo, Cafa, eu, que não queria casar, hoje quero. Sempre quis morar só mas hoje quero mesmo um homem do/ao meu lado para compartilhar tudo: amor, responsabilidades, chateações, e tudo mais, rs. E te digo mais, eu estudo, faço estágio e terei minha carreira numa boa, namorando ou não, casada ou não.
Beijos!
postado em 25.Jun, 2008
Small.
E a originalidade volta a habitar este espaço! Muito bom…
Esse assunto de pressão familiar e de amigos é muito interessante… Na mesma linha, há os solteiros que tem amigos solteiros que gostariam desesperadamente serem casados, e não entendem como alguém pode ser feliz solteiro…
Já ocorreu um post semelhante? Vocês homens passam por isso?
Entre as mulheres isso é comum… E massante… Tal o comentário acima…
…keep walking…
postado em 25.Jun, 2008
Aline C.
Aqui em casa minha familia é bem tradicional tbm. Porém, minha irmã, com 22 anos nunca namorou, eu com 19, idem. As irmãs da minha mãe, uma com 32 e outra com 28 estão solteiras mas namoram.
Minha mãe e minha vó sempre fazem alguma piadinha, nos chamam de encalhada ou soltam alguma indireta pra gente e pra elas principalmente q namoram a mto tempo, a mais de 5 anos.
Não quero nada sério, estou bem como estou.. se eu sinto falta?? Como sentir falta de algo q nunca vivenciei? rs meu maior objetivo é estudar.. ter um bom emprego e não depender absolutamente de ninguém pra mais nada..
Hmm… não entendi sua ponderação da família.
Sou dependente financeiramente dos meus pais, mas nem por isso vou fazer os gostinhos dele, imponho minhas vontades, falo e faço o que qro e não estou nem aí.
Como na musica: “ih.. deixa que DIGAM, que PENSEM, que FAEM.. deixa isso prá lá…”
Dizem q td na vida tem sua hora certa..
Beijoooooooooooooooooo
Fica com Deus..
postado em 25.Jun, 2008
Hanny Meire
Meu comentário pode ser “massante” mas pelo menos, eu penso… i’m sorry…sinto se vc não entendeu…
postado em 25.Jun, 2008
Lica
Cafinha, adorei a discussão…
Acredito que uns amadurecem mais cedo, outros mais tarde e aí sabe o que acontece?
Mulher de 35 querendo casar e ser mãe e homem de 45 se casando com mulher de 25 para ser pai.
postado em 26.Jun, 2008
Marina
OI cafa….
eu recebi o sabonetinho, quando chegou aquele pacote em minha casa, achei q fosse uma bomba..mas abri do mesmo jeito..rs..gostei, tem cheiro de banho tomado…
Quanto ao post, concordo com tudo q disse, eu tenho um relacionamento de 7 anos, mas qunado era solteira, todas minhas primas namoravam…menos eu…só queria sair, viajar , paquerar e curtir mto os amigos.a pressao pra arrumar um namorado com o intuito de quieta o facho vinha da parte da minha mae e minha avó.Até que conheçi meu atual e depois de 04 meses de enrrolação, foi ele q se ofereçeu pra ir frequentar a minha casa e conheçer a minha familia, na época eu achei bem estranho porque eu só queria curti mesmo pra mim aqullo nao pasava de mais um casinho sem muito futuro mas paguei pra ver,demorei um pouco pra acostumar com a idéia de estar namorando e me desapegar das baladas (de solteira) o q gerou muiiiiitasss discussões no inicio do meu namoro e devo reconheçer e tirar o chapéu pra ele, por ter aguentado muito a minha “ira” por peder uma baladinha por causa dele . Mas valeu a pena se estamos juntos até hoje, aproveitei muito a minha vida de solteira
bjos :*
postado em 26.Jun, 2008
Lyla
Hanny Meire, não ligue para o small brain. Hoje todo mundo se cansa ao ler algo que tem mais que quatro linhas.
O que você escreveu é verdade! Mas temos que nos preparar para tudo, afinal o tal pretendente pode aparecer… ou não.
postado em 26.Jun, 2008
Fernanda
Ótimo post cafa!
Vou dar a minha opinião mas de forma diferente.
Bem, eu sou casada, estou quase me formando, trabalho, tenho uma filha de 5 anos e só tenho 26 anos. Ao todo lá se vão 10 anos de convivência. Não foi por pressão familiar ou qualquer outro tipo de coisa, acho que tudo tem sua hora certa. Casar ou não casar? Isso não é uma regra. Existem pessoas que se sentem muito bem sozinhas, outras não. Sentem medo do futuro, ou simplesmente não se acham capazes de viver assim.
Tenho uma tia que sempre me espelhei nela. Independente, mora sozinha, nunca se casou, não tem filhos, trabalhadora. Eu, na minha adolescência sempre me via como ela. E pensava: nossa, eu vou fazer como minha tia, trabalhar e ter minha independência financeira. Mas as coisas mudam, a nossa cabeça muda. Ninguém sabe o que o destino reserva pra gente.
Hoje com 26 anos eu estou casada e tenho uma filha!
Há bem pouco tempo atrás isso pra mim era impensável. Minhas amigas mesmo me falam, quem diria, vc casada!
Então, acho que a cobrança não deve ser levada a sério. O que importa de verdade é se vc está feliz. Seja sozinho, casado ou namorando.
O resto são conceitos, modelos.
Bjks
postado em 26.Jun, 2008
Dani
Olá!
Bem, primeiramente, nem sei como descobri o seu blog! Sei que quando comecei a ler, não consegui parar mais, fiquei viciada. Já dei muitassss gargalhadas (tá que isso é uma coisa q faço naturalmente, rs!) , e já fiz a propaganda para um monte de amigas! Seu blog é muitoooooooooo divertido, adoro! Tive q ler desde o primeiro post até hoje, e fico anciosa esperando loucamente o próximo post, parar pensar mais um pouco em algumas situações, ou rir mais um tantoo, e muitas vezes os 2 ao mesmo tempo!
Acho que tem 1 mês +- q comecei a ler, mais nunca tive coragem de comentar, num sei pq!
Mais o fato q hj resolvi fazer, e pretendo deixar um recadinho todas as vezes, nem q seja um : oi! li seu post hj!, rs! Nem sempre temos algo a falar não é mesmo?!
Mas em relação a este post, aconteceu um fato engraçado comigo em um natal, na noite qnd todos se abraçavam e desejavam coisas legais, todos os meus tios e minha vó mi desejaram a mesma coisa: “Feliz natal dani! que vc seja muito feliz e arrume uma pessoa legal e que goste de vc!”, kkkkkkk, só rindo pra não chorar… Só porque tem 5 anos q não apresento alguem oficialmente a minha familia? Ninguem merece!
Lendo o comentário de Hanny Meire, concordo em partes, pq eu não tenhu pretensões loucas de casar, aliás axo q hj em dia isso é uma consequência de se viver, pode acontecer ou não, e q deveria acontecer com todo mundo, pelo fato de constituir familia, talzz. Pq cada vez mais, como vc mesmo demonstra no seu blog, é dificil ver alguem q ama de verdade, a única pessoa q eu sei q amo de verdade é minha mãe q eu sei q por ela faço tudo. As pessoas mal sabem amar hj em dia, por isso desacredito no casamento, que com toda certeza tem seu lado bom e seu lado ruim.
Qnd vejo convites de casamento, festas, ainda tento acreditar, mais o que mais ocorre é o contrario, vejo mais pessoas sofrendo por alguem, ou q matem um relacionamento a base de traições descaradas, que pessoas se casando… assim fica dificil acreditar e sonhar em casar né?!
É +ou- isso… teria mais um tanto de coisa pra falar mais chega né?!
beijinhus
fuixx
=D
Ps.: muitas coisas pra falar, as palavras sairam meio soltas, desordenadas….
postado em 26.Jun, 2008
Cris
Oi, Cafa querido!
Nossa, tenho pavor do povo sem noção que mal te v~e já vem perguntando (com ar inquisitorial) “e aí, tá namorando??”…”não??”..’TEM (ênfase no tem) que arrumar logo um namorado, casar, ter filhos”.
Antes eu ficava meio brava, agora…só tenho preguiça, nem ligo mais.
A sociedade tem um padrãozinho medícore do que é vida feliz…Não tô diznedo que seja medíocre casara, mas não é f´romula da felicidade pra todo mundo, né…
Eu qro estudar fora, fazer mestrado, viajar pelo mundo…se tiver um amor pra me fazer cia, ótimo, se não tiver…eu vou me divertir e fazer da mesma maneira, com outras opções.
Bjos, Cafa e seu blog é uma graça.
(e vc é um gatinho…sei que é um comentário preconceituoso, mas normalmente “gatinhos novinhos com barriga de tanquinho” são praticamente analfabetos…além de escrever muito bem, ser criativo, noto que vc não assassina o português)
Beijocas, sou sua fã.
postado em 26.Jun, 2008
Codinome Ana
Já comigo é ao contrário do que vc disse. Sou rodeada por casaisinhos, mas o que mais ouço é:
-Tá namorando?
-Não.
-Então nem namora…
Estou bem assim, sinceramente. É muito bom não ter que dar explicações p/ ninguém e poder fazer o que quer na hora em que bem entender! Por enquanto está bom assim! rsrsr
O site está show
bjs
postado em 26.Jun, 2008
Doutor
Acho que o importante é cada um encontrar sua fórmula para a felicidade. Já estou solteiro há alguns meses, minha familia é de boa, mas alguns parentes distantes e alguns amigos (que namoram obviamente) vivem perguntando se eu to com alguem, quanto tempo to sozinho, falam que ficar sozinho é flórida, etc… Eu acho que a felicidade reside em fazer coisas que você gosta/sente-se a vontade em fazer, no tempo certo. Felicidade pode ser estudar um idioma, viajar pra algum lugar, e também ter alguém. E o que é mais foda desses amigos que estao namorando é perguntar na frente deles se nao to namorando pra fazer uma média e impor um estilo de vida que eles supostamente acham mais certinho/correto/whatever, e quando nao estao com os respectivos por perto, vêem meter o pau neles. Pessoal, fiquem com alguém, façam algo por que VOCÊS QUEREM, não porque a sociedade ditou que é dessa forma que deve ser feito. E tenho dito.
postado em 6.Jul, 2008
Bárbara
Doutor…adoro essa expressão “de boa” de vcs paulistas…rs
Beijos
postado em 6.Jul, 2008
Flormaisbella
Simplismente ADOREI esse post, vc naum tem noção do que eu passo, minha família eh um porre e vive fazendo esses tipos de comentários, tenho 24 anos e naum estou com pressa alguma de me casar!
Aliás nem sei se queroOO! Já escapeii de 3…
Rsrsrs
BjOO cafa!
postado em 1.Aug, 2008
kladina
post antigo.. comentário novo….
e eu? q namoro à 5 anos e nem eu nem ele quer casar??
hahahah
casar p q.. tah tão bom!!!
=P
primeiro post da Ladina no blog do Cafa
postado em 2.Sep, 2008
Ci
ai, q alívio ler isso!
Fui ao um casamento de uma prima ha algumas semanas e, dos 12 netos de meus avós, eu era a única solteira… tem horas q acho q isso é coisa da nossa geração… mas será? Acho q morar em SP sem família é um fator que ajuda mto na solteirice… já morei em NY, lá o culto à vida solitária era bem mais forte, mas aqui sinto um pouquinho do q sentia lá… Mta gente q vem em busca da liberdade (financeira em 1o lugar na maioria das vezes, e tudo q ela proporciona) e não abre mão do bom e do melhor pra sucumbir aos desejos alheios… excesso de opções q leva a um excesso de exigências… Falo isso da zona oeste/central, q eu vejo como “pouso de forasteiros”, pq na perifa e mesmo em bairros mais nobres mas distantes da agitação as pessoas costumam ter nascido na cidade e viver num esquema bem mais família, pacato, religioso, etc…
postado em 30.Nov, 2008
Ju
Olá Cafa !
descobri seu blog através da revista época e tenhos visitado desde que saiu a matéria …
concordo com muita coisa que leio por aqui e até já tenho recomendado para amigas …
gostei deste post em especial … pelo fato de que nessas ferias toda a minha família resolveu me cobrar por não trazer um namorado junto para a praia … ve se pode , como se não fosse normal ou possível aproveitar a vida sem um namorado … não sou solteirona convicta .. mas tenho o meu tempo e não pretendo tão cedo perderminha “liberdade”
postado em 15.Feb, 2009
Bianca
Cafa adorei seu blog e seus conselhos… eu estava passando por uma crise contei a historia para minhas amigas e elas me falaram de seu blog deis de então não paro de ler ja li todas suas materias… e posso dizer q vc me ajudou mto pois não se corre atras de homem e através de vc estou entendo muitos pensamentos dele embora jamais irei conseguir entender a kbça de um homem… vcs são mto complicados rs…
mais é isso ai está de parabéns beijOOos
postado em 21.Mar, 2009
mariana
kkkkkkk
pior que é verdade
estou passando por essa cobrança neste exato momento!
é muito chato isso!!
cada um tem seu tempo certo pra fazer as coisas,
e melhor só q mal acompanhada (apesar disso parecer declaração de amargurada) huauhauhhua
O FOD* é quando todos os seus amigos e amigas estão compromissados … geralmente eu fico sobrando, e isso só faz aumentar a ansiedade e o sentimento de tristeza ¬¬
muito legal o site, ri muito sozinha por aqui
vc escreve muito bem!
parabéns!!!!
postado em 29.Mar, 2009
jhefnny
Nossa nem me lembre…complicado demais essa historia de não namorar serio, ou quando vc namora a um tempão e depois termina(detalhe sua mãe axa o seu ex o principe encantado, e vc a ovelha negra) mesmo estandu certa vc sempre vai estar errada pq terminou[^ ^] e seus amigos todos namorandu, resumindu vc além de ovelha negra e abadonada pelos amigos…rs.
parabéns cafa seu blog é tudo de bom…bjo
postado em 19.Apr, 2009
Nê
puts se eh dificil pro homem essa historia pra mulher eh mto mais ….
eu tenho grandes dificuldades qnta a isso pq sou a princesinha da familia… um saco isso! ¬¬
qnto aos amigos… concordo qndo diz q eh a familia q agente escolhe, se eles nao te aceitam como vc eh , troca de familia!!!
postado em 30.Apr, 2009
Aninha
Então… Fuçando no teu site achei algo muito parecido comigo… aff tenho 25 anos e já fui noiva… Depois que terminamos (já faz três anos) acho que criei um tipo de barreira ou uma fobia de relacionamento sei lah… Acho que até já fui uma piriguete criada pelos homens… É digo que já fui porque sei lah… Essas coisas um dia cansa… Além da cobrança da família e amigos, agora eu me cobro também… Fico pensando que um anjo passou em minha frente e disse amém quando eu falava (na época de piriguetisse) que nunca ia me casar… (risos)… Mas, porém há a questão da fobia de relacionamento… A mais ou menos um mês e meio eu conheci um rapaz e to muito interessada nele, acho que ele também está interessado em mim, porque saímos direto e não é só o sexo que é bom, as conversas longas pessoalmente (quase todos os dias), msn, telefone, conheço seus amigos (alguns pelo menos)… é alguém com conteúdo aproveitável… Bom neh… Mas tem aquela história de que quando a esmola é demais o santo desconfia… Talvez seja um exagero de uma garota com medo de relacionamento… Porque tipo assim… Quando eu penso que era só uma febre… No dia seguinte ele aparece novamente… Está sendo diferente dos meninos em que eu era acostumada a ficar só para dar uns pegas… Acho que está bom assim… Se virar namoro será uma conseqüência… Mas eu ainda não tenho certeza se estou pronta…
Beijocas
postado em 9.May, 2009
Nathalia Martins
Oi Cafa!
É o seguinte, estou leno seu blog todo desde o início, pois virei fã e às vezes boiava um pouco.
Ao me deparar com esse tópico, concordo com vc. A igreja impõe um modelo que as famílias querem que adotemos.
Sobre isso, existe um livro chamado “Uma história de amor com final feliz”, que diz justamente isso, que solteiros podem sim ser felizes, que não é necessário casar e constituir família para aproveitar a vida.
Um abraço e até o próximo post…
postado em 12.May, 2009
Maribito
Ai, Cafa, não vou deixar tu levar o mérito sozinho não. Pode admitindo que, pra fazer esse post, você leu minha biografia, vai!
postado em 17.Sep, 2009
Jeanne
Igual pra mim. Tenho 20 anos, nunca namorei, e às vezes sinto essa cobrança. Já teve gente que achava que eu era lésbica! tem vezes que irrita ouvir “ah, mas tu já tá com 20, já devia tá namorando”, mas hoje abstraio. Tenho coisas mais importantes pra resolver agora. E se não arrumei ninguém é porque tenho lá os meus motivos.
postado em 2.Dec, 2009
***
Cafa, toda vez que comento com alguém que não tenho e nunca tive vontade de ter filhos sou praticamente execrada…. Até minhas amigas dão risada e acham que esse comentário faz parte de uma personalidade excêntrica. Enfim, não levam a sério.
Com relação a casamento sou mail flexível, não casaria na igreja, mas se encontrasse com alguém mto interessante poderia até pensar em dividir minha vida.
Tenho 27 anos, moro na capital e minha familia é do interior. Te digo, não tem uma vez que eu vá visitá-los que todos que me vêem deixam passam a oportunidade de perguntar se estou namorando (curiosamente não se interessam em saber se estou trabalhando).
Não me importo com os comentários de quem tem essa mentalidade em que o casamento deve ser prioridade na vida.
Escuto minhas amigas dizerem “depois de uma certa idade é melhor ser divorciada do que ser solteira”…
Mas confesso que isso não entra na minha cabeça (e que no fundo eu sinto um certo desprezo por esse tipo de pensamento)… como um relacionamento fake ou mal acabado pode ser melhor do que uma tranqüila evolução pessoal?
De qualquer modo, me alonguei demais… meu ponto é outro!
SÍNTESE:
Gostaria de sugerir uma nova enquete, baseada nos comentários deste post vi que muitas mulheres dizem que não tem como prioridade se casar outras não querem ter filhos… que tal verificar o perfil das suas leitoras dessa forma?
Eu adoraria ver que não sou posição isolada e que outras mulheres pensam da mesma forma, apenas não falam alto pra não serem incomodadas… rssss
postado em 11.May, 2010