RELACIONAMENTO 21 de novembro de 2016

Dia das leitoras – Homemcentrismo

Apresentação2

“Sou sua leitora bem antes da matéria da Epoca, intitular você como uns dos blogs, mais influentes da blogosfera brasileira, isso ah uns 14 anos atras.Ou seja, você me ajudou muito, para a minha formação e comportamento, além de fazer com que eu compreendesse um pouco melhor o universo masculino.

Cafa > Po, ai você quer me f*. Isso faz “apenas” 8 anos.  De qualquer forma é uma boa lembrança, mas pelo visto você compreendeu apenas um pouco do universo masculino / relações.

Venho hoje, pedir sua ajuda, e realmente espero uma resposta.

Conheci meu esposo na faculdade e ja estamos casados a 5 anos, ele foi o homem com quem tive minha primeira experiência sexual, nossa diferença de idade é de 6 anos, eu com 31 e ele com 37.

Cafa > Já falei em um post aqui sobre essa questão de experiência sexual.  Sem dúvida alguma é um complicador nessa relação.

Dentro deste período que juntando namoro e casamento já faz seus quase 8 anos, muita coisa aconteceu.Os 2 primeiros anos de casados foi tenso, e eu bem racional, não querendo mudar ele,  nem ele querendo me mudar, levando a vida normal, porem sempre havia discussão por causa de grana, ou por alguma mentira que ele dizia” segundo ele no intuito de me proteger” e que eu acabava descobrindo.

Cafa > Sobre  “Os 2 primeiros anos de casados foi tenso, e eu bem racional, não querendo mudar ele,  nem ele querendo me mudar”, não vejo racionalidade e sim certa imaturidade. Se há um problema na atitude do outro que incomoda o parceiro, isso precisa ser discutido (por mais que homens odeiem discussão). O problema é que as vezes não é apenas uma questão de atitude e sim de personalidade e ai fica bem difícil mudar depois de velho. Pra ser mais prático, é o mesmo que você reclamar, pois o vagabundo nunca lava uma louça ou tira o lixo. Isso é perfeitamente fácil de mudar em uma pessoa. A outra é fazer com que o cara pare de contar mentiras.

Para todos somos comercial de margarina, só que eu sei que isso  nunca foi verdade.

Cafa > Xiu, não fala isso que denuncia a sua idade. Melhor falar que são o “casal Instagram”.

Aos fazermos 5 anos fiz um balanço e descobri que estou cansando das mentiras, das promessas não cumpridas. Somos casados e moramos com meus pais(sou filha unica), porem eles não se metem na relação, e eu não discuto com ele na frente dos meus pais.

Cafa > Demorou um pouquinho pra fazer esse balanço, né? Você não entrou no detalhe das mentiras, pode ser uma coisa boba ou bastante séria. Não consigo opinar sem detalhe, me atenho aqui ao fato de você ainda morar com os pais.

Não sei qual a sua situação financeira ou quão dependente seus pais são de você, mas dividir o mesmo teto com os pais e esposo não faz bem à relação. Por mais que você não discuta, que eles não se intrometam, a galera tá ali na arquibancada. Quem consegue agir com naturalidade e se soltar sabendo que o sogro e a sogra estão a alguns metros de distância?

Acontece cafa, que por falha eu achei que ele pudesse evoluir. Sou independente, mas sinto falta de um cara puxar a cadeira, dar atenção,(sendo que muitas vezes quando saímos com alguns colegas, eu fico só na mesa conversando e ele vai fazer outra coisa.

Cafa > Se eu tivesse na pele desse cara, estaria desesperado. Não bastasse ter que dividir o teto com o sogro e sogra, nos poucos momentos fora do seu círculo social, ele ainda precisa te mimar. Deixa o cara desmamar um pouco, bater um papo com os amigos, dar uma volta e faça você o mesmo.

Porem o que mais me incomoda é ele , pegar o que ele ganha e dar para a  afamilia dele, sendo que os pais dele, possuem renda, a irmã e o irmão mais velho vivem fazendo gastos para meus sogros pagarem.

Cafa > O diálogo é algo inexistente na sua relação, né? Não consigo entender como alguém com problemas financeiros, que mora com os pais da mulher, ainda manda dinheiro para os pais (que possuem renda para se manter). Essa conta não fecha e ao invés de você entender como o cálculo é feito, fica reclamando do resultado.

Eu tenho a sensação que me casei porem meu esposo não assumiu a postura de dono de casa.

Cafa > E ele não vai assumir, pois o “dono da casa” é seu pai.

Eu fiquei disponível para o mercado recentemente e com isso, não tive apoio dele, pois ele tem altos contatos, porem , ele não me indica.

Cafa > E por que você não perguntou o motivo? Pare de criar picuinha a toa.

Atualmente todos os focos dele sao para o novo curso q ele esta fazendo.Eu continuo estudando, e buscando recolocação, porem percebo a cada dia, que meu casamento caminha para o fracasso.Esta não é a primeira crise, e eu  sento e converso, ( porem sinto ele birrar comigo, matar na unha),

Cafa > Você conversa? Tem certeza? Não me parece que vocês estão em sintonia e entendendo o que passa com cada um.

a minha relação com a minha sogra é a treva(pois temos concepções religiosas bem diferentes e eu não bajulo ela, ao contrario da outra nora.Já pensei em pedir para ele passar um tempo na casa dos pais dele( durante uma briga já fiz isso) só que ele fez-se de morto.

Cafa > Então, além do problema com o marido, você tem rusgas com a cunhada e a nora. Será que todo o problema da história é o cara?

É senso comum que futebol, religião e política não se discute. Cada um tem sua opinião e não há verdade final. Não há um dia que eu não me coce para mandar meus amigos petistas e bolsomitos catar mandioca, mas respiro, penso duas vezes e pulo o post.

Você não precisa bajular sua sogra para ter a sua admiração/confiança, basta trata-la como um ser humano comum, com as suas crenças, limitações e defeitos. Se mesmo sendo compreensiva e ponderada, ela não te tratar com respeito, tudo bem. Você não casou com ela, e sim com o filho.

Se me perguntar neste exato momento(10;09, horário local, se eu amo ele,  sinceramente não sei).De uns 10 dias para cá deste a nossa maior discussão onde fiquei 4 dias sem falar com ele, eu tenho evitado sexo, não sinto vontade, e não tenho cabeça.Ele e doido para ser pai e eu não me vejo sendo mãe.

Cafa, é hora de dar um tempo em casas separadas para ver se sentimos falta um do outro? ou devo continuar lutando e fazendo de conta que esta tudo bem? Ele diz que me ama(  e eu não acredito), mesmo ele tendo ficado ao meu lado quado tive um delicado problema a de saúde(estresse profundo)”.

Cafa > Sem dúvida alguma essa relação precisa de uma reflexão e diálogo. Do jeito que está não é sustentável. Porém,  o fato de você não ter outras experiências com homens prejudica muito a auto-análise. Vale a pena conversar com um amigo (de preferência) ou amiga próxima e dividir suas angústias, de repente ele(s ) pode(m) apontar com mais precisão que defeitos você tem cometido.

Na minha opinião, você sofre de “homemcentrismo”, ou seja,  o cara parece ser o centro da sua vida. O seu emprego depende dele, a sua vida social não é a mesma sem ele, ele precisa ser o “dono” do lar, tem que utilizar o dinheiro com vocês e por ai vai.

Tente trilhar a sua vida com menos foco no cara e mais em você. 

______________________________________________________________________________________

Quer mandar a sua história para o Dia das leitoras? Não posso garantir que responderei todas, mas se for algo interessante e resumido, as chances aumentam. É só enviar para cafa@manualdocafajeste.com

  • Patricia Weizenmann

    Cara… Que estorinha mais doida.
    Que pais sem noção de “permitir” um casamento desse. Ela tá com ele desde os 23, pelo jeito. Se o cara não mudou ainda, acho difícil isso acontecer, ainda mais com a postura dela. Ela não tá mais afim de ficar perto dele… Só acho uma coisa, se fosse eu, já acabava com isso logo, que ainda dá tempo, e partia pra uma vida nova. Imagina quanto tempo perdido com esse mala. E ela tbm precisa de uma reciclagem, que é outra mala, tá aguentando isso tudo por quê? Comodismo?

  • Vanessa Silva

    Fadiguei na hora do “moramos com meus pais”. Socorro. Relacionamento já é difícil de administrar entre dois, imagina entre quatro.
    E eu vejo muitas falhas por parte delas, muitas das quais você destacou. Mas o marido não é nenhum coitadinho da história, como eu entendi que você esta colocando. Claro que o relato contado pela leitora mostra só um lado da história, e é cruel julga-lo com base nisso, mas no que foi cobrado eu não percebi esforço dele em fazer o relacionamento evoluir. Ele esta “indo na maré”, incapaz de fazer uma mudança em prol do relacionamento.

    Leitora, eu não sou o cafa mas me permita te dizer o seguinte: Você, de fato, sofre de homemcentrismo. Quebre esse círculo praticando a sua individualidade. Mude sua postura conforme apontado pelo cafa. Converse com seu marido, apontando, de maneira calma, clara e adulta o que te incomoda no casamento e observe os esforços que ele faz para fazer vocês dois darem certo. Lembre-se que que você pode pedir que a pessoa mude, SIM. Mas cabe a ela decidir se muda ou não. E outra: Você não pode cobrar mudanças se você mesma não estiver disposta a mudar.

    Conforme a conversa surtir resultados (ou não) convém analisar se vale ou não continuar o relacionamento.

    • Sagitariana

      Isso Vanessa, concordo com o que você falou. Acho que também é possível que em breve eles se mudem, pois o cara está no segundo curso, segundo o relatado pela leitora. Conversa e paciência e nem sempre as pessoas mudam, infelizmente.
      A propósito, gostei do tema apresentado, fugiu do convencional ” Sexta das leitoras”

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Na verdade eu não o coloquei como coitadinho não, apenas não tive informação suficiente para falar sobre o cara. A única parte de “coitadice” é ter que respirar a relação 24/7

  • miss atomic bomb

    “você me ajudou muito, para a minha formação e comportamento, além de fazer com que eu compreendesse um pouco melhor o universo masculino” parece que não deu muito certo rs :q

  • mariana cobra

    Até entendo que a crise econômica cria situações complicadas e forçam famílias a conviverem para dividir despesas, MAS viver na casa dos seus pais por 5 anos?! Não né amiga!
    Entendi do seu relato que você gostaria que ele tivesse uma postura mais assertiva na vida, que se colocasse na posição de “arrimo” e que fosse mais atencioso/carinhoso. Mas amiga, parece que você é um tanto mandona, mimada e birrenta.
    Não dá pra saber o nível da mentira que ele te disse, mas não deve ser grave, senão estaria escrito em letras garrafais, e, suponho que deva ser relacionado ao dinheiro que ele dá para a família, ou seja, ele precisa mentir sobre como gasta o próprio dinheiro pra vc não dar chilique?
    Além é claro de cometer o erro básico das conversas…vc fala e impõe suas verdades e ele senta e escuta como uma criança que está levando bronca. Realmente ele não vai ouvir e muito menos mudar. Aprenda a dialogar, arrume um emprego e saia da barra das saias dos seus pais e vá viver a vida.
    Pq vcs são tudo, menos casados.