RELACIONAMENTO 10 de agosto de 2015

Cafa-mor, o retorno.

SONY DSC

Em 2011, encerrei a minha participação no antigo Manual do Cafajeste dando espaço a dois novos escritores para ficarem no meu lugar e um ano depois fechei o blog em definitivo.

O principal motivo para essa decisão foi que a minha vida pessoal e profissional evoluíram a passos mais largos que o blog, e naquele momento eu tive que optar por algo que pagasse as minhas contas e proporcionasse uma relação séria. Infelizmente, o blog não me dava nenhuma das duas. Bem, na verdade ele me fez conhecer a minha ex, mas ele não podia coexistir com ela como namorada.

Sem tempo para cuidar da editoria do blog e com outras prioridades, achei que o melhor caminho fosse encerrar (talvez) no auge.

De quatro anos pra cá um furacão passou pela minha vida. Algumas situações e experiências (que não são poucas) eu contarei ao longo do blog, mas farei um resumo para que vocês entendam o que rolou comigo nesse período. Eu divido a mudança em três grandes blocos.

A primeira foi pessoal. Eu estava virando um trator, trabalhava de madrugada e final de semana, atropelava funcionários, racionalizava relações, brigava com amigos/familiares e só pensava em alcançar metas. Eu mal curtia o caminho, estava sempre indo atrás do pote de ouro no final do arco-íris que quando alcançado era pouco celebrado e no dia seguinte vinha outro substituí-lo. Não era incomum ter crises de ansiedade e ameaças de depressão. Resolvi ir numa psicóloga.

Esse foi um dos melhores investimentos que fiz. Obviamente que há coisas que você não muda depois de velho, como a minha rabugentisse, mas consegue perceber suas fraquezas, controlar impulsos e evitar situações que geram atritos e sentimentos ruins.

A segunda foi meu último relacionamento. Esse posso dizer que foi completo, teve aquela explosão inicial de química, saudade, brigas e reencontros, que ambos cresceram com seus erros e evoluíram como pessoa. Ele (o relacionamento) me fez engolir uma série de preconceitos, de verdades absolutas e passar por situações únicas, tanto boas como ruins. Porém, como a maioria dos relacionamentos, durou o tempo que deveria e morreu. E a melhor forma de saber se foi bom são os anos. Quando é uma porcaria, você pensa “Puta merda, como eu pude perder meu tempo com aquele traste?”, a pessoa simplesmente não te adicionou nada, às vezes você sai pior que entrou. Mas quando é bom, você lembra com carinho (não confundam com vontade de reatar) e compara você antes e depois e pensa: “Porra, valeu a pena”.

A última foi profissional. Essa foi a mais recente e delicada.

Bom, eu já quis ser vários extremos nessa vida. Tentei ser piloto de avião, mas não rolou pois meu pai não tinha condição de pagar o curso e tampouco todas as horas de vôo. Então, tentei ser engenheiro de computador, porém no segundo dia de aula na faculdade eu queria engolir o mouse e me matar. Desisti em seis meses. Quase virei oficial da polícia militar, mas bombei no último exame, o psicológico (juro). Acabei parando na publicidade como segunda opção e (acho) que me encontrei.

Em 2006, eu estagiava numa multinacional que me dava um salário e bolsa bacanas, mas que depois de dois anos já não me dava tesão algum, pois não aprendia mais nada. Fazia um trabalho de macaco que só era suportado pela grana. Tomei a decisão de arriscar tudo e trabalhar numa empresa que seria o primeiro funcionário e ganharia quase metade do salário anterior. A diferença é que eu acreditava no negócio. E a aposta deu certo.

Em 2013, ela virou uma das maiores do Brasil no seu segmento e evolui com ela. Só que eu não me sentia mais útil e crescendo, novamente uma zona de conforto foi criada e suportada por um salário. Dormia estressado e acordava sem vontade alguma de ir ao trabalho. Senti que meu ciclo tinha fechado e era hora de mudar. O problema é que eu não tinha ideia de onde ir. Então resolvi realizar um sonho e fui dar uma volta ao mundo, que acabou semana passada.

Os próximos passos? Talvez eu lance um livro sobre a viagem, o meu diário está bacana. Talvez eu recomece do zero em outro país. Ainda não sei. Aprendi que a vida não é um script fechado que nos é dado desde que nascemos: Estude, tenha um emprego, compre um carro, apartamento, case, tenha filhos e morra rico. Digamos que ela talvez seja um script de novela da Globo. O diretor traça tudo bonitinho como vai começar, desenrolar e terminar. Porém, depois de cinco episódios, a audiência tá achando a novela uma merda e ai o diretor precisa fazer mudanças para que a coisa melhore. E talvez o final não seja como ele tenha imaginado, mas muito melhor que o original. Nesse momento reescrevo meu script.

Enfim, não quero fechar esse post parecendo um livro de auto-ajuda, mas quis compartilhar o tanto que minha vida mudou nos últimos quatro anos e isso influenciará meus posts daqui pra frente.

Dividi o blog em três categorias de assuntos (Relacionamento, Sexo e Lazer), a única novidade é “Lazer” onde farei alguns posts sobre viagens, restaurantes, comida (tornei-me um bom cozinheiro), vinhos, livros e qualquer outro assunto ligado ao tema. O formato do blog está ainda aberto, não sei com que frequência atualizarei, se convidarei outros escritores, se adicionarei mais colunas ou não. Vou mudando ao longo do caminho, é mais divertido. =)

Bem vindas de volta!

  • Andressa Gimenes

    Cafa pra alegria geral da Nação você voltou!!!!

    wellcome back!!

  • Vanessa Silva

    Ótimo te-lo de volta!!!

  • Sarah

    NOSSA!!!! Nada melhor que essa ótima notícia pra começar bem a semana… 😀

  • Natalia

    Ctz a semana começou bem melhor com esse retorno, foram 4 anos saudosos. 😉

  • paula oliveira

    O gigante acordou ! Seja bem vindo Cafa !

  • Mariana Darafiori

    Uhulllllllllllllll , que noticia boa ! Saudades Cafaaaaaa!

  • Andreza Castro

    Muito bom saber que o Manual do Cafajeste está de volta!

  • Lizzah Simpson

    Fiquei muito feliz pela sua volta Cafa. Infelizmente descobrir o seu blog quando você parou de publicar, teria aprendido muita coisa através do seu blog e não levando na cara. Tenho certeza que vou amar as dicas e espero muitas postagens sobre as suas viagens. Bjo

  • Dâmaris Kaline

    Aeeeeeeeeeeeeee o CAFA voltouuuu

  • Rejane Silva Oliveira

    Maravilhoso o blog estar de volta. E seu post me fez refletir o quanto eu mudei nesses últimos quatro anos também. Seja bem-vindo de volta!

  • Suely

    Ai nem acredito que voltouuuu!!

  • Natalia

    Que bom que você voltou… É notório seu amadurecimento.

  • Daay Correa

    Cafa, que saudade das suas histórias

  • Carolina Gomes de Araújo

    Ótima notícia pra começar a semana! Fico feliz que vc mudou, e bem curiosa pra saber o quanto mudou de opinião nesse tempo todo. Bem vindo de volta, Cafa (:

  • Nubia Mara

    Ô saudades ! <3

  • Vanessa Antoniassi

    Eu mal posso acreditar! O primeiro blog no qual acompanhei fielmente MORREU e RESSUSCITOU !!!
    Boa sorte amigo! Nos traga belas e empolgantes histórias!
    Sorte na vida!

  • Ana Paula Parice

    Cafaaaaaaa que bom que VC voltou, conheci o blog assim que me divorciei, e estava tão perdida, e aprendi várias coisas com VC, nesses 4 anos mudei muito tbm, mudei de cidade, mudei de vida, do fundo do poço hj sou empresária e na melhor fase da minha vida, e solteira ainda, mas hoje é por opção… Uau estou ansiosa para saber todas as novidades!!!

  • Gabriella

    Bem vindo de volta!!!!
    Você fez falta!

  • Anne

    feliz por sua volta!

  • Elaine

    Nossa que maravilha em plena segundona, poder ler você novamente, pois afinal seus posts são seus pensamentos, suas idéias, ou seja a sua essência. Que saudades! Bem vindo de volta com toda sua bagagem (em todos os sentidos) e tenho certeza logo, logo você estará engajado em algum caminho que vai te levar muito, muito longe.

  • Vívian

    Bem vindo de volta, cafa!!!

  • Milla Bechtlufft

    Hahaha me senti reencontrando com um velho amigo…e fiz uma rápida análise das mudanças que minha vida sofreu e ainda sofrendo e o atual momento em que estou….bem vindo…

  • Aline Silva

    Que saudade que eu tava de você, Cafa! Que bom que voltou! Que bom que tá aí cheio de histórias pra contar… Com o tempo (leitora desde 2008), acabei me sentindo um pouco sua amiga… rs… senti sua falta.

  • Sofia Lucia

    Adorei o teu regresso! Boa sorte nessa nova etapa… 😉

  • Talita Caroline

    Quanto tempooooo!!! Saudades *000*

  • Flávia M. Costa

    Cara!!!!! Estou muito feliz que voltou e que compartilhará esse monte de experiências conosco! 😀 Bem vindo de volta!

  • Bruna Borges

    Tô mega feliz com seu retorno!

  • Mila Kings

    Cresci muito, também. Eu tinha só 16 anos e hoje tenho 22! Mudei de estágio, de curso, de namorado, mudei meus valores. Vai ser interessante ler seu blog agora, pois é como se tivéssemos amadurecido juntos. Bem vindo novamente!

  • Jessica Wanne

    O mais incrível de saber que o blog voltou é lembrar que hoje pela manhã, vindo para o trabalho, estava pensando no blog, lembrando com saudade dos seus posts! Com certeeeeeeeza a melhor notícia do dia e da semana! Bem vindo de volta às nossa vidas!

  • Natacha Szmidke

    Melhor notícia do ano! Que bom que vc voltou! Seja bem vindo!

  • Gabrielle F. Lemos

    cafa, mto feliz que vc voltou!! lembrei minha adolescência agora, no tempo q eu ficava horas lendo e relendo as pastagens do Blog

  • Nathalia

    Bem vindo de volta ! Uma grata surpresa , sempre bom ler os seus conselhos .

  • Elen Tolentino Ogando

    Tinha escrito um comentário mega grande, mas n sei se enviou ( a informática sempre me trolando), então vou tentar reescrever oq eu disse… Nossa que bom q vc voltou, li o post tão depressa, como quem bebe em um cole só sua bebida favorita. Cafa, ainda pode chamar assim? ( sem o mor, pq vc eh único e pq mor é brega, desculpa), foi uma grata surpresa ver q vc voltou a pública, sei lá ê estranho pq parece a eu estou reencontrando um amigo muito querido que eu a muito não vejo, sabe? Da até vontade de abraçar… Que bom saber um pouco da sua vida, eh ainda q está tinha sido posta de maneira breve e resumida, não deixou de ser um pouco inspiradora para mim atual rescem formada, sem lenço documentos e planos rsrs, ou melhor sem roteiro rsrs. Ps: novamente meu contrário ficou imenso, quando na verdade eu só queria dizer q estou muito feliz com seu retorno e q espero q esse seja só o primeiro dos muitos post q viram. Att elen

  • Jack Souto

    Fantástico!! Mudamos muito ao longo destes anos, muito amadurecimento pessoal e profissional, custoso, diga-se, mas que fazem ser quem somos, quem queremos ser e quem seremos. Sempre me identificando por aqui. EStava saudosa!

  • Sâmya Rodrigues

    Ah, isso sim é vida! Você viveu bons e ruins momentos, mas viveu, passou por tudo e está aqui novamente, de volta com suas experiencias que podem nos servir de exemplo. Gosto da sua sinceridade, das sacadas e do jeito que tens de escrever .Sempre fui leitora assídua do blog e senti muito quando o desfez. Boa sorte! Super beijo.

  • Indiara Furtado

    Gente que lindo, me senti num djavu agora! Quanta coisa mudou nesses quatro anos de que o blog acabou e nesses anos mais desde quando conheci o blog, era uma menina, hoje sou uma mulher!! Fico muito feliz com o retorno, boa sorte a todos nos nessa nova fase!! :)

  • Cassia Gebert

    Sucesso no retorno. Sempre bom ler textos bem escritos. Bem vindo (novamente!).

  • Anna Karolina Lobão

    Q bom!!!Melhor ainda c o retorno do cafa-mor,devia dar uma coluna para os outros cafas.Esses dias eu tava lembrando do blog.Sucesso!!!

  • Ana Raquel Barros

    mas olha só! cresci vendo seus textos, estou muito feliz com a sua volta! sucesso.

  • Amanda Florêncio

    Aleluia Cafa! Tava me sentindo órfã. Que esse recomeço seja ótimo pra você.

  • Bianca Fernandez

    Se eu disser que faz poucos dias que cacei vc pela internet para saber se havia voltado a escrever algo, acredita? Rs
    Sempre escreveu muito bem e, independentemente de qual seja o assunto, fez bem voltar! Escrever extravasa, rs
    Beijos e bom retorno!

  • Lys Teodosio

    Aeeew cafaaa, que saudade!!! Os posts antigos foram excluídos?

  • Beatriz Jeronimo Pinto

    Cafa é muito bom ter você de volta!!!

  • Thainá Ribeiro

    Iniciando a semana com pé direito… Adorava suas postagens, com os outros Cafas não era a mesma coisa. Bom retorno!!!!

  • Lila Rufino

    Amei sua volta!!!!! Gosto do seu jeito de escrever!!!! Aqui uma leitora assídua!!!!!!

  • http://www.twitter.com/lucinda_mateus Lucinda Mateus

    Ameiiiiii…..sensacional vou acompanhar e querer saber muito mais dessa história o fato é que estava fazendo muita falta com certeza!!!!

  • Ivana Ruiz

    Senti saudades!

  • Simone do Valle

    Ter vc de volta é como rever um velho amigo. Louca pra saber tudo sobre a viagem, tb amo viajar e estou estruturando um blog nesse sentido também. Bem-vindo!

  • Giovanna Bousada Krumbiegel

    Que saudade que eu tava! ahhahaha todo sucesso do mundo nessa volta! =*

  • Natalia Do Vale

    Caraca, Cafa (finfanfun 😉 QUE BOM que vc voltou!!! Obrigada pela breve explicação, é ótimo para me situar. Do lado de cá, muita coisa mudou tb, mas posso afirmar com certeza absoluta que mudou de uma forma que tive maior domínio devdo à leitura do seu blog (no campo pessoal). Parece piegas, mas foi mesmo. Bem-vindo de volta e vamos seguir. Ngm tem certeza para onde está indo… Essa é a graça 😉
    Beijos com felicidadeeeeeeeee

  • Débora Inácio

    Que surpresa agradável.

  • Laura

    Nostalgia demais… Bem vindo de volta! Por meio de seus textos, vc foi um amigo que me deu puxões de orelha qd eu nem sabia que precisava… Aprendi a fugir de barcas furadas e casei com um cara sensacional. Uhu :) Cafaajuda é muito melhor e mais eficaz que autoajuda! Nao é a toa que vc ficou sumido esse tempo todo e qd voltou as suas leitoras estavam te esperando. Sinta-se querido, pois vc é muito! Feliz de saber notícias suas e espero que o blog seja compatível com o seu futuro relacionamento, assim não teremos q ficar sem ele de novo hehe bjs!

  • Michelle Brandao

    Fiquei surpresa ao ver este novo post. Foi como um abraço de reencontro de um velho amigo. Já estou ansiosa pelos próximos posts.

  • Glaucia Helena

    Que nostálgia boa! Adorei que vc tenha voltado Cafa :)

  • Babi Queiroz

    Que surpresa maravilhosa que tive agora ao saber que o Cafa voltou a escrever. O conselheiro da galera, o irmão mais velho, o sábio primo, o amigo de longa data.
    Ainda não sei como sobrevivi nessa selva nesses anos sem o blog comandado pelo Cafa-Mor!
    Seja bem vindo e estou ansiosa para saber das novidades, das dicas…
    Beijos

  • Lu Wandermurem

    Welcome back!!!

  • Ana Paula Sousa

    Que saudade Cafa!
    Melhor blog <3

  • Andrea Fuchs

    Conheci seu blog através do Homem é tudo Palhaço…discordava (ou será que ainda discordo?)de alguns conceitos seus, mas no geral gostava das suas postagens. Porque vi muitas vezes você falar para as mulheres(sem a menor rasgação de seda) o que realmente aparentamos com as nossas atitudes ou a falta dessas diante dos homens que como você diz são canalhas e não cafajestes. Então, querido, seja bem vindo de volta, agora mais maduro e com mais vivência. Acho que vai ser ótimo te acompanhar…bjs

  • Phelipe Ricardo

    Fala Cafa! Bom você ter retornado. Graças ao blog antigo fiz diversas amizades (MSN/orkut/facebook) e até namorei uma carioca, que administrava suas comunidades. Eu herdei o grupo do fb dessa ex, então acho justo entregar pro criador de fato.

  • Elete Carvalho

    Tb mudei, será que a Elete de hoje vai curtir rsrsrsrs

    • Elete Carvalho

      Mas adorei saber q voltou!

  • Nathalia Sanches

    O cafa virou moço bom?

  • Ana Paula Saraiva

    Ahhh, que delícia,vc de volta! Adoro seus textos!
    Bem vindo!!!

  • Mariana Lacordaire

    É impossível não parar para fazer uma retrospectiva contigo enquanto lia seu texto. Te acompanhava desde sempre, ficava apreensiva pelo próximo texto e fiquei um pouco chateada quando parou de escrever. Também passei por mudanças drásticas ao longos destes quatro anos, deixei de ser 8-80, porém, ao invés de investir em psicóloga, investi em acupuntura.. mudou minha vida.. Recomendo.
    Parei para pensar em como meu relacionamento foi feliz e que valeu a pena mesmo não rolando o happy end graças a sua linha de raciocínio. Obrigada por isso e por voltar a escrever.

  • Bruna Florentino

    Nossa!
    Realmente é como encontrar um velho amigo!
    É bom ver que você voltou.

  • Fernandinha Reynol

    Eu não era a leitora mais assídua mas era daquelas que quando entrava no blog lia todos os textos anteriores de uma só vez. Além de escrever muito bem, seu humor ácido e o ponto de vista um tanto machista (muitas vezes só pra irritar as leitoras) fazia tudo ficar engraçado e instigante.
    To curiosa pra ler os próximos posts do novo cafa, ou ex cafa… o mundo da tantas voltas, não é??

  • Fabiana

    Saudades, Cafa!!! Que bom que voltou!!! Já amava o blog, agora falando de viagens amo ainda mais!!

  • Tais Lima

    Nossa Cafa que saudade!! Fico feliz em saber que está de volta… E pelas mudanças positivas em sua vida =)

  • Thaís

    apenas MARAVILHADA com a notícia!!!

  • Maria Edwirgens

    Grande amigo, que coisa maravilhosa te reencontrar! “) Que divertido tudo isso aqui! Que divertido ler os comentários das meninas! Haha que nostalgia ai meu deus. Amo muito a internet! Tamojunto cafa!

  • Camila Valle

    Uma palavra me define: FELICIDADE.
    Como eu te esperei, Cafa. Quase sempre eu caçava no google na esperança de te você ter voltado, fui até procurar o antigo blog pra ler novamente os posts antigos, mas nada.
    Seja mais que bem vindo! Estávamos todas com saudades! 😉

  • Dani

    Uhuuuulll… adorei! Bem vindo de volta

  • Grazi Dias

    Muito feliz em Tor notícias suas!!! Uma nostalgia e tanto, e eu me pergunto, como podemos ter tanta consideração e carinho por alguém que apenas lemos, nunca vemos??? Seus conselhos fazem parte da minha história!!! Rsrsrs…
    Boa sorte pra vc!!!!

  • Jana Dods

    o/ Tenho absoluta certeza que os textos serão ainda melhores depois de tantas mudanças em sua vida, principalmente após um relacionamento sério!

    Agiliza a publicação desse livro! Vamos adorar dar a volta ao mundo na sua aventura!!!

  • Aninha

    Que bom te ver aqui de novo Cafa! Lembro dessa tua vontade de escrever sobre comidas e vinhos, estou feliz também por sentir-se à vontade para realizar essa vontade aqui mesmo (pois lembro de ter dito que iria fazer em um novo blog). Te esperamos por muito tempo. Assim como você, muitos leitores cresceram, evoluiram e tomaram novos rumos, sem dúvida irão compreender tua ausência. Seja bem vindo e mostre para nós um pouco da sua vivência.

  • dannilino

    Desceu uma lágrima de felicidade aqui! Eu conheci o antigo blog quando tinha 14/15 anos, hoje eu tenho 22. Preciso dizer que senti sua falta. Nos momentos que eu precisei de um conselho desejei que seu blog estive ali pra me ajudar. Hoje eu percebo que foi bom que ele não estivesse ativo naqueles momentos. Eu precisei fazer o que eu precisava fazer sem que putros interferissem. Enfim, estou extremamente feliz que você reapareceu.

  • Callas Alice

    em 2010 conheci o blog, chorosa e desanimada. aqui encontrei aprendizados úteis, mas principalmente uma boa maneira de rir de mim mesma e das minhas atitudes. só o abandonei por um grande amor e uma mudança radical de vida. pois nesta semana me despedi do grande amor, minha vida mudou novamente eu reencontro o post do Cafa no face. Seja bem vindo você querido! Vamos todos/as nos divertirmos novamente!!!!

  • Malu Almeida

    Feliz demais com esse retorno, é o que digo.

  • Carolina Felicio

    Senti muita falta desse blog.. Enfim está de volta e como você, creio que todos seus leitores também mudaram muito e cresceram..
    Seja bem vindo de volta Cafa..
    Não sei se você se lembra mas em 2011 te enviei uma agenda personalizada..
    Sucesso!!
    Beijos

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Claro que lembro :)

  • Michelle Tenório

    Suas postagens foram muito bem recomendadas. Como psicóloga, farei a “análise” deles, não para saber a veracidade e sim para entender as motivações rsrs e me deliciarei com suas francas observações do universo masculino. Seja bem vindo de volta!

  • brabul

    Bem q vc poderia voltar com o velho blog, tipo, ai, eu amava alguns daqueles textos…

  • Isabela Matos

    Nossa! Nossa! Nossa! Que notícia boa! Conheci o blog com uns 18 anos, em 2008… senti muita falta. Como você disse, a vida passa e a gente muda! Mas, com certeza, será um prazer acompanhar o novo conteúdo. Tem textos do blog antigo que já procurei de todo jeito, textos que amava, que queria compartilhar com amigas… Se tiver um jeito de voltar o acesso aos textos antigos eu vou adorar!!! Enfim, ótima volta e muitas alegrias pra você!

  • Gell Almeida

    Nossa quanto tempo, lembrei das horas que ficava lendo e fazendo analise do que passava em minha vida, como a Laura falou, nostalgia total… Você me ajudou a me livrar de alguns malas e hoje sou casada com o cara parceiro, super amigo de aventuras e somos felizes juntos! Estou feliz em ter notícias sua, as vezss fica me perguntando o que aconteceu contigo, enfim, vc deu notícias… Bem vindo e que não desapareça mais okay??? Bjitos cafa

  • Pamella Lima

    Uau! Serei bem sincera, não conhecia o blog antes, mas me falaram com tanta felicidade que o blog tinha voltado e só este primeiro texto já me faz acreditar que vou gostar e muito dos seus textos! Já coloquei o blog como favorito aqui, para acompanhar sempre (que eu puder é claro, tempo para quem estuda e trabalha é meio apertado) Mas acredite, estarei sempre por aqui! Posso dizer que estou passando nesse momento pelo mesmo que vc passou nestes ultimos anos, o conforto de um trabalho que faço a 5 anos, onde não aprendo nada mas me paga um bom salário…entrarei nessa jornada te acompanhando por aqui, já agradeço as dicas que eu sei que virão! Boa sorte nessa nova fase…

  • Samara Amorim

    bem-vindo de volta cafa, confesso que senti falta do seu blog nos últimos 4 anos e mesmo não tendo mais acesso ao mesmo muitas situações que vivenciei me remeteram aos seus posts e pude lidar melhor com elas (nem sempre me sai tão bem, ja que mulher as vezes sabe que esta fazendo merda mas insiste em fazer haha) enfim estou muito feliz que voltou e acredito que em uma nova fase,mais maduro,ira agregar muito a nos suas leitoras!

  • Letícia Machado

    Caraaaaa você FINALMENTE voltou!!!!
    Sigo desde sempre, e agora pra sempre, não é?! rs
    Bem vindo!!

  • https://www.facebook.com/andreia.lasmar Andreia Lasmar

    Amei a notícia! O melhor é ver como vamos crescendo com o passar do tempo, os gostos mudam e prioridades também. Mas sempre é muito gostoso reencontrar o passado e as novidades também! Welcome!

  • Julia

    Maravilhoso saber que você está de volta! Adorava o blog, e tenho certeza que essa nova fase será maravilhosa também. Ansiosa por saber sobre os lugares que você conheceu 😀

  • Letícia Machado

    Feliz em ter voltado!!
    Será se poderia liberar a Sexta das Leitoras (antigas) novamente?? Saudades daquelas dicas…kkkk

    • Cafa

      Penso em voltar com ela sim, mas um pouco mais pra frente 😉

  • Nina

    Você foi um amigão naquela época, mesmo sem ser … toda a felicidade e sorte do mundo nessa nova fase!!

  • Thayna Rodrigues

    E aí Cafa, tudo bem com você?

    Nunca comentei antes acredita? Pois é, não sou lá muito chegando em comentar, mas esse retorno foi tao épico que eu tive que fazer alguma coisa! hahahaha
    Bem vindo de volta 😉

  • Massalo

    Bem-vindo de volta! O seu blog nunca saiu do meu rss e ainda bem! Sempre foi um dos meus preferidos! Abraço de Angola

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Angola! Que legal! =)

  • Bráulio Williams

    Bem vindo de volta, é engraçado um homem estar escrevendo isso, já que o público é majoritariamente feminino, mas acompanhava as postagens desde o primeiro domínio, no wordpress, achava interessante como as mulheres se espantavam com posições que a maioria dos homens já conheciam (mesmo que as vezes não concordassem) e também me divertia com as situações que você passava, já que eu era uma pessoa tímida e meus quase 20 anos não ajudavam no quesito experiência.
    Os anos se passaram, a timidez passou (um pouco) e até a fase de cafa chegou, como as postagens que antes me divertiam começaram a fazer todo o sentido, situações, comportamentos que antes só ouvia falar começaram a fazer parte do meu dia a dia, o post sobre a diferença entra canalha e cafajeste vez ou outra voltava a cabeça e se tornou parte do que sou hoje, tantas histórias para contar, que acho que se o manual do cafajeste fosse um livro, daria para fazer uma uma segunda edição, ampliada.
    Mas no fim das contas acho que passei exatamente a mesma coisa, depois de tantas histórias, cheguei a uma parte da minha vida em que esse comportamento não cabia mais, e querendo ou não, hoje, sou um cafa de uma mulher só… …até não ser mais, nunca se sabe.

  • Elaine

    É tão raro homem ir em psicóloga ou até admitir que é necessário. Você amadureceu muito e me deixou mais fã ainda por ser tão sincero, tão autentico como sempre foi. Estou muito feliz por você. É muito bom participar do desenvolvimento de outro ser humano. Beijão Cafa.

  • Patrícia Lucena

    Senti falta…esse é o único blog que eu gosto, o resto é só blábláblá de mulher besta. Libera as histórias antigas pra gente reler haha Volta com tuuudo, beijão.

  • Marina Ferreira

    Que belezaaaa! Muito bom, já gostava de ler antes, imagina agora com um “olhar mais clínico” sobre os relacionamentos interpessoais. Acredito que como eu, muitas leitoras se viram em seus casos, e/ou aproveitaram as dicas.
    Aproveitei muitas dicas para refletir sobre como lidar durante um encontro, como interpretar as atitudes do homem e perceber se eu estava sendo “chiclete” ou não. Enfim, o blog me ajudou a observar minhas atitudes para com o sexo masculino.
    Obrigada cafa, bem vindo de volta!

  • Ingrid Lima

    Cafinha, que saudade!
    Como foi dito a baixo, me sinto reencontrando um velho amigo! Ansiosa pelas próximas histórias!

  • Kelly Santos Fraga

    Que bom que voltou, passava horas do meu dia lendo seus posts, quando já tinha lido todos, relia eles rsrs.

  • Vanessa Corrêa

    Oiii Cafa…acompanho seu blog desde o início e nunca deixei recado aqui. Mas dessa vez não podia deixar de dizer que estou muito feliz com a sua volta!! Adoro suas histórias e fiquei feliz com a possibilidade de um livro seu..seria a primeira a comprar!!
    Que seu retorno seja maravilhoso e que não nos abandone mais!!rs
    Beijo Cafa!! ;*

  • Helô Fernandes

    Primeira vez que leio. Adorei e acho que vou gostar de seguir.

  • Bruna Moraes

    Cafa, que saudades… como dito anteriormente, te ver é como encontrar um velho amigo, aquele que mesmo com a distância, com as coisas da vida, o sentimento não muda. não costumava comentar, mas sempre estive por perto, lendo e relendo textos que me fizeram pensar e questionar muitas coisas. enfim, bom te ver de volta! welcome back!

  • Farfalla

    Nossa…. Era leitora assídua do blog!!! Mas no mesmo ano, em 2011 engatei um relacionamento sério e tentei me manter na “linha”. Agora, pouco menos de um mês o relacionamento acabou (como você escreveu no post: “Porra, valeu a pena!”) e eu resolvi dar uma olhada nos blogs do tempo de solteirisse é óbvio que o manual do cafajeste foi o primeiro dele é minha decepção foi q não tinha mais nada! Agora ao olhar no face me deparo c uma postagem sobre você!! Adorei o retorno!!! Louca por mais histórias!!
    Valeu!!

  • Dê Helena Pinto

    I miss you so much! Seja bem-vindo de volra! Kiss

  • Amanda Maia

    Que nostalgia <3 que bom que voltou!

  • Suellen Fernanda Alm

    Cafa!! Como senti sua falta!!
    Comecei a acompanhar o blog novinha (nunca havia comentado seus posts por isso), bem no começo dele, e além de acompanhá-lo, já me servi de muitas das suas dicas em todos os aspectos. Fico muito feliz com o seu crescimento e mais ainda com o retorno! Seja bem vindo de volta!!

  • Ingrid Nunes

    Nossa pensei q nunca mais ia ver um post desse bolg. Confesso q senti sdd..mas muita coisa mudou em mim nesses 4 anos..espero continuar gostando do blog. 😀

  • claudia

    Poxa, que legal que vc voltou!! Senti muita falta depois que o blog foi desativado, pois aprendi muito de cafas com vc. Os outros cafas não me convenceram, parecia que faziam tipinho de cafa, diferente de vc. Notei pelas suas palavras que vc está mais maduro, só espero que não esteja mais chato tbm kkkkk seja bem vindo de volta!!

  • Jana Monte

    Cafa você de volta! Que beleza!!
    É muito bom seu retorno.
    O Manual do Cafajeste era minha companhia nas noites da semana rsrs
    E confesso que nenhum dos outros Cafas eram tão… hum.. cativante(vamos dizer assim) como você!
    Seja super bem vindo!
    O Manual poderia virar um aplicativo – só acho! 😉

    Xero meu velho amigo

  • http://www.arfortaleza.com Alexandrina Oliveira

    Nossa puta surpresa a sua volta Cafa. Vou voltar a acompanhar com certeza.

  • Jéssica A.

    Nossa, que bom que conseguiu superar as crises e aprendeu com elas. Como as meninas já disseram “É como reencontrar um velho amigo” e fico feliz por as coisas estarem indo bem contigo.

  • Laurine Santos

    Que notícia boa a sua volta!!!
    Pelo que vi nos comentários anteriores os leitores “fiéis” estão adorando essa boa novidade (e me incluo, sem sombra de dúvidas – Hehehe)…
    Bem vindo!
    Ótimo retorno!
    Sucesso… 😉

  • Jade Melina Zamarchi

    Muito bacana ver o que o tempo faz conosco! Sempre gostei do Manual (ainda que não concordasse com tudo) e várias vezes me pegava lembrando de alguns textos. Sua busca por satisfação profissional é algo que também me toca e vou adorar se você explorar mais esse lado. Dicas de cinema, música e arte em geral também serão muy interessantes! Sei que a maioria vem por conta do “causos”, mas por favor leve em consideração o pedido de uma velha leitora… Hahaha :*

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Sempre lembrarei da história que você enviou uma vez para o dia das leitoras. =)

  • Bia Hoffmann

    Já posso chorar?! Cafaaa amadoo, seja suuuper bem vindooo!! Estou extremamente feliz com teu retornoo!! Ansiosa por todos os posts que ainda terão, mas por favor, não me abandone novamentee!! Beijoos

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Eu não sei por que, mas você sempre está na minha lista do Skype e lista de contatos do celular. Bizarro. hehe

      • Bia Hoffmann

        Extremamente bizarro, pois creio que este seja o primeiro comentário meu que tu responde! Hehehehe… Mas fico feliz, pois amo teus textos e seria uma honra poder ser tua amiga! Sucesso sempre Cafaa, beijoos

  • Camila Brendler

    Algumas coincidências me assustam. Nessa quarta-feira eu estava conversando com uma amiga sobre blogs que eu era assídua e sem dúvida o manual era o meu vício, que além de todo dia entrar pra ver se tinha um post novo, ficava horas lendo histórias antigas. Ai QUATRO LONGOS anos se passam (na época eu me perguntava como ia viver sem o cafa), e na semana q eu comento e lembro renasce o manual. Sempre me ajudou muito ver o lado masculino das coisas, comecei a ler com uns 18 anos e acho que amadureci um pouco sabendo lidar melhor com os homens.
    Nem acreditei quando vi o post no face! Ótima notícia que já passei adiante. Acho que nunca comentei e provavelmente vou continuar lendo calada, mas precisava compartilhar a minha alegria.

  • Talitta Araujo

    Bem-vindo de volta! Já gostando da sua versão amadurecida! :)
    8

  • Camila

    Estou muito contente pela reativação do blog. Seja bem vindo! Você mudou e suas leitoras também, surpreenda-nos.
    Beijão Cafa

  • Mayara Matias

    4 anos à espera desse retorno, bem vindo de volta! O melhor blog ever ever. ❤

  • Rosana

    Adorei o retorno =)

  • Jéssica Brito

    Super bem vindo

  • Graziela Dias Pereira

    Adorei que o blog está de volta, principalmente porque qdo estava solteira sempre acompanhava seus relatos.. Terminei um namoro longo e vim te procurar pq voltar a seguir seus conselhos é mto bom e me faz relembrar como eu era, apesar de já estar mais madura… Seja bem vindo!

  • Walkiria Felix

    Volta mesmo criatura. Seus textos já me impediram de fazer muita burrada e coisa tosca. Sei que você não quer ser chamado de autor de auto-ajuda, mas saiba que você ajudou em muito, e colocou muito juízo na minha cabecinha de criança (na época) e isso foi uma coisa boa.

  • Robertinha Karine

    Bom de mais amor, morrendo de saudades de comentar, aconteceram tantas coisas boas e ruins, incluindo a perda de um filho começo desse ano, ao menos uma notícia boa agora, muito bem vindo!

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Que triste. Espero que esteja tudo bem agora =/

  • Camila ( carioca)

    Que surpresa maravilhosa ter o ” Cafa” de volta! Vc fez parte de nossas vidas com suas historias hilarias e tao bem escritas. O mundo gira, o tempo passa, a gente muda, tudo se transforma. Engracado perceber como vc evoluiu nesse meio tempo e ver como suas leitoras fies tb, todas tracando um paralelo do inicio do blog ate os dias atuas. Vc mudou mas a forna de escrever nao: continua inteligente e com aquele humor acido caracteristico seu….kkkkm
    ” Life is short, time is fast. No replay, no rewind. So enjoy every moment as it comes”!
    Seja mto bem vindo de volta!!!

  • Dayane Oliveira

    Lembro que era adolescente quando comecei a ler o blog. Quanto tempo! Bem-vindo de volta. <3

  • Gizelle

    Cafa…Nossa que coincidência! Quando vc parou de escrever para o blog foi na mesma época que eu iniciei um namoro, tinha perdido a vontade de saber desse mundo masculino…Terminei meu relacionamento atualmente e hoje me lembrei que visitar seu blog era uma das coisas que eu fazia na época de solteira. Adorei saber que vc retornou, já que eu retornei tbm! :) abracos

  • Ana Rosa

    Que lindoo, você voltou! senti saudades Cafa! Seja bem vindo :*

  • Paloma Brito

    Legal ter voltado. Sinta-se em casa. 😀

  • Grace Savio

    Que legal o retorno do Blog! Eu joguei no google do nada pra ver se tinha voltado a ativa e tcharãã…! Fiquei feliz! Bom retorno!

  • L.S.

    Cafa Querido… Sei o quanto sua leitoras dizem isso a voce… sou apenas mais uma delas. Cresci com voce. Meu carater foi se formando com seus conselhos, suas analises, sua total sinceridade ao ver o mundo. E cá entre nós, acho que fizemos um bom trabalho 😉 hahaha. Me senti voltando de uma longa viagem, e reencontrando um querido que marcou, mudou, e transformou minha vida. Mil beijos Cafa!!!

    • Gê Nayane

      Me identifiquei totalmente com seu post! Eu adorava o cafa, e minha opnião é meio masculina kkkkkkkk

  • Nathalia

    Cafa Mor, é muito bom ter suas histórias de volta!!!
    Acompanhei o blog durante quase todos os anos de vida dele (os quais coincidiram quase que totalmente com meus primeiros relacionamentos).
    Fiz um pesquisa aqui bem despretensiosa, na esperança de achar algum fragmento dos seus textos pra mandar pra uma amiga iludida.
    Enfim, bem vindo de volta.

  • Kátia Fernanda

    Engraçado que lembrei do blog na semana passada. Não me lembrava o porquê de ter parado de visitar e ler as postagens, só me lembrei que gostava e era um bom passatempo. Também nem sei se sabia que tinha sido desativado, acho que fiquei sabendo só agora… Nunca fui de comentar nas postagens, mas era leitora assídua. Que bom que eu me lembrei justamente agora que o blog voltou! Bem vindo de volta, cafa!

  • Isabela

    Aumento o coro das demais leitoras: muito legal a volta do blog e mais ainda fazer, também com você, uma reflexão das nossas opiniões e ideias dos posts antigos..

  • Gisele Moreira

    Cada! Que saudade!! Seja muuuuito bem vindo!! Queria poder te dar um abraço! ❤

  • Jacke Cavalcante

    Muito feliz em estar novamente lendo os posts do Cafa, o único *-*
    Bom saber que mudou e amadureceu, está cheio de novidades…
    Assim como provavelmente a vida da maioria das suas leitoras passou
    por muitas mudanças nesses anos… Esse reencontro é maravilhoso.
    E não acredito que ainda não sabia da sua volta rsrs Mas antes tarde
    do que nunca né? 😀
    Bjs Cafa.

  • Daniela Rezende

    Momento: nao acredito que o blog voltou, to feliz pa car@l..

  • Sâm Uara

    Não comento em absolutamente nada que leio na internet e olha, que eu leio MUITA coisa. Enfim,é muito bom poder ler suas publicações novamente. Passei 4 anos procurando o backup do antigo blog haha. Post inspirador. :*

  • Natália

    adorei sua volta. conversamos algumas vezes por msn, hahahaha, depois disso você começou a namorar e nunca mais li o blog, os outros colaboradores não mereciam atenção.

    é muito bom amadurecer!

    beijos.

    (nesse tempo que você ficou “fora”: namorei, casei, me separei e mudei de profissão… entendo bem suas mudanças!)

  • Raquel Teixeira

    Oi Cafa, seguia seu blog nos primórdios mas o tempo foi passando e acabei dexando de seguir logo q entrou os 2 escritores. Hoj estava atoa no Tirtê esperando dar o horário do bus e resolvi reviver blogs antigos como kibe loco e o seu… não deu outra, em 1 sentada e li quase tds os post… Feliz saber que voltou e mais ainda 3 em saber sobre a viagem de volta ao mundo… fiz a minha RTW esse ano e foi a melhor experiência da vida. Voltarei a acompanhar o blog :)

  • Gê Nayane

    Nossa eu nem acredito que o cafa voltou! !! Estou emocionada, juro! Acompanhava seu blog quando era adolescente, e desde o fim nunca havia encontrado algo parecido.
    Você nao sabe o quanto estou feliz com seu retorno! O reencontrei por acaso, em mais uma tentativa, porém bem sucedida, de achar um blog do gênero do cafa! Digitei no Google ” blog Parecido com o Manual do Cafajeste”, e plea felicidade da naçao, me aparece um site. Meu coracao bateu tao forte, estou muito muito feliz pelo seu retorno
    !!! Sucesso cafa!

  • Clarissa M.

    E se colocasse os posts antigos no ar novamente? Ou publicasse os melhores num livro? Eu compraria! Tinha uns posts ali que eram um serviço à sociedade ahahahah!

  • Eline

    Sabe o que é mais legal? Todos amadurecemos juntos. .foi uma fase muito bacana e realmente agora, com outro olhar..mesmo falando de relacionamentos e furadas…ainda assim nos identificamos! Tb achei vc por acaso..sem nada para fazer e atrás de uma história real bem contada…curti! Bjsss

  • Cristina Sanchez

    Hj reencontrei o seu blog, Acompanhei até a mudança dos cafas, e percebi que não tinham a sua intensidade…Incrível, vc tem uma pegada intensa, escreve com verdade, empatia… Faz muito bem o seu trabalho… uma grande contribuição para as mulheres e seus mimimis..

  • Deborah Scheffer

    Eu acompanhei o Manual do Cafa por tanto tempo e aprendi muito.
    E imagino que ao deixar de ser anônimo (pq chegou uma hora que todo mundo sabia quem você era rs) isso deve ter impactado sua vida de uma forma muito negativa (no início, ao menos). Mas é incrível ver como você foi mudando e amadurecendo ao longo do tempo e essa crise profissional/existencial que você aparenta estar passando, me parece uma fase da vida que eu e meus amigos também estamos vivendo (geração Y, right?). Buscando por um propósito, uma satisfação pessoal, um trabalho que nos desafie e que nos traga felicidade e um certo status social (por que não?)… Enfim, uma expectativa realmente grande. Mas por outro lado, diminuir as expectativas causaria estagnação e comodismo e bem, ninguém que isso, não é mesmo?
    Só espero que você não ignore o talento que você tem para escrever, você é um escritor.
    E você foi/é o Cafa, que viveu, errou, acertou, cresceu e tem esse marco na sua história. E isso é muito legal.
    Se expor tanto na internet é uma vulnerabilidade autoimposta, mas ao mesmo tempo, algo muito grandioso, que realmente atinge a vida das pessoas.
    Puxa, seus textos influenciaram tanto a minha vida e de várias amigas que não tinham a menor noção de que estavam “na geladeira” ou sendo “lanchinho” e esperando mais de relacionamentos completamente estéreis. Ajudou muita gente a ser mais crítica e saber o que o “outro lado” realmente pensava (discussões sobre machismo a parte rs) e como ajustar nossas condutas e expectativas para obtermos o resultado que desejávamos ou evitar desfechos indesejados.
    Veja bem, eu lia seu blog quando estava com 19 anos, no início da faculdade. Hoje tenho 26 anos, formei, sou mãe filha de 2 anos e meio e mais uma a caminho e um terceiro nos planos. Minha vida e as minhas crenças são muito diferentes hoje.
    Talvez seja um pouco complicado manter textos com posições bastante controversas que vão te tornar um alvo fácil nos grupos feministas do face, mas acho interessante ver a sua posição em relação aos questionamentos das leitoras, que só querem saber “por que ele não ligou?” ou “será que ele gosta de mim ou me vê como um brinquedinho?”. Entender essas questões e todo o universo masculino foi tão legal, que seria uma pena que leitoras que hoje têm essas dúvidas não tenham esse fantástico recurso que eu e minhas amigas tivemos na época.
    Por outro lado, gostei de ver que você acrescentou uma nova categoria e que tem exposto certas angústias e planos relacionados com outros assuntos. Isso é muito legal e pode tornar seu blog mais diversificado e atrair um público que tenha mais a ver com o seu momento de vida atual. Obviamente você manteve a essência que é a sua visão e experiências pessoais, que tornam o seu blog tão legal.

    Ficou um texto tão grande que deveria ter colocado uns parágrafos, mas não sei se isso seria apropriado em comentário de blog.

  • Larissa

    Cafa, redescobri seu retorno agora. Lembrei dos termos que você usava e dos “causos” quis reler para me divertir com suas respostas e quando coloquei na busca apareceu aqui. Vim ler justamente o (re)começo. Como falou a Milla Bechtlufft, me senti reencontrando um velho amigo. Te conheci no ultimo ano do blog, mas li numa velocidade impressionante. Me divertia com seus conselhos, voce se expressava como se tivesse falando com sua melhor amiga na mesa de bar! hahaha vou continuar por aqui depois, me atualizando!

  • Tati

    Ahhhh, mega feliz que você voltou! Fui fazer uma busca no Google e você reapareceu. Aí, me lembrei de todas as vezes que você me “ajudou” a identificar um “tempo” que seria perdido… o bom filho a casa torna, né? Bem vindo de volta! 😀 ♡

  • Bruno Costa

    Que bom que voltou, gostava muito de ler…não perdia uma, fico contente…

  • Renatinha Duarte

    Meu Deus!!! Não acredito que voltou… uma vez te procurei e não achei, agora por acaso fui ver se achava o blog pra reler e vi que voltou!!!
    O que eu mais lembro é das mulheres pizzas 😂😂😂 sempre me divertia!!