Homens que não querem compromisso

Com a enxurrada de informação picada que recebemos o dia todo, sejam posts de ativismo de sofá no Facebook, fotos do Instagram, macacadas no Snapshot, mensagens babacas de grupos no Whatsapp, ou coisas mais “sérias” como e-mails, tendemos a encurtar nosso pensamento também e nos levar por lugares-comuns para facilitar a digestão da informação. Dentro dessa categoria eu coloco a frase “Mulher gosta de homem que não quer compromisso”. Ao invés de pensar nos reais motivos para uma relação não acontecer, é melhor não pensar e aceitar um chavão como resposta.

Óbvio, as vezes o céu não confabula a nosso favor e nos joga num mar de picas que nos deixa por um bom período só levando no rabo em relações fracassadas. Só que isso não é regra e não acredito que alguém interessante fique anos sem conseguir encontrar alguém à altura.

Aqui é importante diferenciar o grupo “homens que não querem compromisso” dos “homens egocêntricos”. Esses últimos dificilmente terão uma relação estável e se rolar, será um inferno. Ninguém consegue viver em harmonia com pessoas que se colocam no centro das atenções/decisões e pouco se importam com o outro. Não querer compromisso é estar, egocentrismo é ser.

Não vou falar do egocêntrico, pois não tem muito o que trabalhar com essa pessoa e sim dos homens “que não querem compromisso”.

Como eu disse, isso é algo mutável e geralmente acontece por dois motivos aparentes: relacionamentos anteriores e fase da vida; e um terceiro não tão aparente assim.

Conheço bastante gente que namorou muito cedo e foi uma bela bosta. Ai gera um trauma e associam relacionamento com tudo de ruim que teve na relação passada, como ciúmes, desrespeito,  traição,  controle, etc.  Se a pessoa não tem maturidade suficiente para entender que relacionamentos são distintos,  cria-se uma armadura e a pessoa se blinda de querer algo sério.

“Fase da vida” eu acredito que seja o que acontece na maioria dos casos. Há momentos que nosso foco canaliza em uma área, seja carreira, intercâmbio, família (pais), etc. No meu caso, por exemplo, aconteceu o primeiro. Eu não tinha outra meta na vida a não ser subir na carreira e sair do misere que vivia almoçando salsicha e dirigindo um carro com cheiro de mijo de gato. Eu tinha vergonha da minha situação, não me abria com ninguém e tinha uma série de relacionamentos superficiais e curtos. Eles não eram minha prioridade.

Só que ainda assim, seja na frustação com relacionamentos anteriores ou foco na carreira, encontrar a pessoa certa muda tudo. As vezes ela parece ser mais uma, mas pouco a pouco ela encontra uma brecha na armadura. A afinidade aumenta, ela mostra os teus defeitos de forma sutil, te desenvolve como pessoa e de repente, está com saudade de passar mais tempo junto. O foco na carreira segue, mas conciliado com uma parceira.

Então, da próxima vez que você ser perguntar por que só atrai homem que não presta, pense bem se o problema é ele que não quer compromisso ou se você não é suficiente pra conquistá-lo.