RELACIONAMENTO 4 de julho de 2017

Homens que não querem compromisso

dorian-gray-ben-barnes-dorian-gray-0a8b5de12269dffa18400682dfeab78a-large-571426-2

Com a enxurrada de informação picada que recebemos o dia todo, sejam posts de ativismo de sofá no Facebook, fotos do Instagram, macacadas no Snapshot, mensagens babacas de grupos no Whatsapp, ou coisas mais “sérias” como e-mails, tendemos a encurtar nosso pensamento também e nos levar por lugares-comuns para facilitar a digestão da informação. Dentro dessa categoria eu coloco a frase “Mulher gosta de homem que não quer compromisso”. Ao invés de pensar nos reais motivos para uma relação não acontecer, é melhor não pensar e aceitar um chavão como resposta.

Óbvio, as vezes o céu não confabula a nosso favor e nos joga num mar de picas que nos deixa por um bom período só levando no rabo em relações fracassadas. Só que isso não é regra e não acredito que alguém interessante fique anos sem conseguir encontrar alguém à altura.

Aqui é importante diferenciar o grupo “homens que não querem compromisso” dos “homens egocêntricos”. Esses últimos dificilmente terão uma relação estável e se rolar, será um inferno. Ninguém consegue viver em harmonia com pessoas que se colocam no centro das atenções/decisões e pouco se importam com o outro. Não querer compromisso é estar, egocentrismo é ser.

Não vou falar do egocêntrico, pois não tem muito o que trabalhar com essa pessoa e sim dos homens “que não querem compromisso”.

Como eu disse, isso é algo mutável e geralmente acontece por dois motivos aparentes: relacionamentos anteriores e fase da vida; e um terceiro não tão aparente assim.

Conheço bastante gente que namorou muito cedo e foi uma bela bosta. Ai gera um trauma e associam relacionamento com tudo de ruim que teve na relação passada, como ciúmes, desrespeito,  traição,  controle, etc.  Se a pessoa não tem maturidade suficiente para entender que relacionamentos são distintos,  cria-se uma armadura e a pessoa se blinda de querer algo sério.

“Fase da vida” eu acredito que seja o que acontece na maioria dos casos. Há momentos que nosso foco canaliza em uma área, seja carreira, intercâmbio, família (pais), etc. No meu caso, por exemplo, aconteceu o primeiro. Eu não tinha outra meta na vida a não ser subir na carreira e sair do misere que vivia almoçando salsicha e dirigindo um carro com cheiro de mijo de gato. Eu tinha vergonha da minha situação, não me abria com ninguém e tinha uma série de relacionamentos superficiais e curtos. Eles não eram minha prioridade.

Só que ainda assim, seja na frustação com relacionamentos anteriores ou foco na carreira, encontrar a pessoa certa muda tudo. As vezes ela parece ser mais uma, mas pouco a pouco ela encontra uma brecha na armadura. A afinidade aumenta, ela mostra os teus defeitos de forma sutil, te desenvolve como pessoa e de repente, está com saudade de passar mais tempo junto. O foco na carreira segue, mas conciliado com uma parceira.

Então, da próxima vez que você ser perguntar por que só atrai homem que não presta, pense bem se o problema é ele que não quer compromisso ou se você não é suficiente pra conquistá-lo.

  • Leitora Dinâmica

    Cafa,
    Concordo com tudo o que foi dito. No meu tempo de solteira (hoje namoro) tenho histórias várias sobre esse assunto. O que eu pude perceber desse tempo é que os homens que me envolvi só estavam comigo porque de algum modo eu meio que “tomei a iniciativa” e em uma sociedade machista isso é mal visto. Os homens não “levavam a sério” mulheres assim, hoje não sei porque estou fora do mercado. Curiosamente, quando eu não queria namorar, apareceu a pessoa que estou hoje.
    Obrigada por atualizar.
    Bjs

  • Deborah Scheffer

    “ou se você não é suficiente pra conquistá-lo.”
    Claro, porque se o casal não combinou é porque a mulher não é suficiente para o homem. Aff.

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Respondi um comentário parecido no Facebook. Meu post aborda “mulheres gostam de homem que não quer compromisso”, ou seja entende-se que o cara não quer. Não faria o menor sentido eu escrever que mulher gosta do cara porque ela é demais pra ele.

  • Tamires

    Rapaz, essa história de ser suficiente ou não para conquistar o cara é cilada! Fica a pobre infeliz se virando do avesso, abafando a si própria para ser “suficiente” para marmanjo, e quem faz isso acaba nunca sendo! É mais prático pensar que não rolou e pronto, bola para frente, mulher tem que investir em si mesma e buscar alguém que tenha afinidade de forma natural. Acho que a questão é, o cara não quer compromisso ou é os dois que não tem nada a ver e a mulher não consegue enxergar de tanto desespero para ter um relacionamento!?

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Talvez eu não tenha me expressado direito, mas quando eu disse ser “suficiente” não quer dizer que ela tem que se virar pra conquistar o cara, mas porque ele não tem as qualidades que ele busca em uma mulher. E concordo com você sobre investir em si mesma. 😉

      • Sagitariana

        Eu tinha entendido desse jeito, Cafa.

  • Marília

    “ou se você não é suficiente pra conquistá-lo.” muito forçado.

    simplesmente não aconteceu para uma das partes. não houve afinidade, não houve o “timing”, o medo de se comprometer é bem maior e etc. mas ninguém, nem eu, nem você, nem todas as mulheres e nem todos homens, vivemos neste mundo para conquistar alguém. a gente é o que é e apenas precisamos valorizar os afins.

    melhor repensar nessa afirmativa que você fez, sei que é sua opinião, mas te acompanho desde muito tempo e acho que você ainda tráz essa obrigação do outro te conquistar.

    • http://www.manualdocafajeste.com cafa

      Creio que seja falha minha e o final não ficou muito explicativo. Se eu fizesse um post sobre “Por que um caso não vira algo sério” eu concordaria com você, mas o post é com foco em mulheres que se atraem por homens que não querem / “não prestam”. Eu falo de uma via única.

  • mariana cobra

    Algumas mulheres têm o hábito de romantizar coisas que nunca existiram. Então o cara sempre foi sacana, distante e todos os encontros foram meio bosta, mas a vontade de estar com alguém é tão grande que tudo fica lindo.
    Aparecem afinidades, qualidades e afins que nunca existiram, depois de um tempo vem com o discurso “ah mas ele não queria nada sério e me enrolou”… enrolamos a nós mesmas com expectativas e ilusões.
    Ótimo texto cafa!

    • Sagitariana

      Bravo, Mariana

  • Indiara Furtado

    Eu ia comentar sobre o final. Mas dei uma olhada nos coments e vi que nem precisarei. Eh mto difícil pra nós mesmas aceitarmos isso, Mas o timing eh justamente o cara n ter te achado boa o bastante pra ele. O que n significa que temos que nos matar e nos esforçar pra isso, temos apenas q aceitar e partir pra outra. Isso n nos diminui na minha opiniao. Qtas vezes dispensamos caras q se esforcam horrores para estarem com a gente? nem por isso mudamos de ideia, n rolou e pronto! Eu msm tenho uma lista de exigencias consideravel, e eh mto raro eu abrir mão delas!! Minha opinião apenas…

  • Nathalia Machado

    Achei que tinha enviado o email e não mandei 😉
    agora foi…
    qto ao texto, eu acho que as vzs, a mulher ter ido logo de cara pra cama do sujeito, ainda acaba sendo um ponto negativo e o cara não pensa em ter uma pessoa como essa para namorar :(